Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 23 de Julho de 2004 às 09:56

    Imprimir


A SBPC Cultural - Cultura e Natureza, realizada pela Coordenação de Cultura da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) em parceria com a Secretaria de Estado de Cultura e Escritório Antena da UNESCO, chega ao último dia. A maratona cultural, que teve início na segunda-feira, 19, oportunizou ao público da 56ª Reunião Anual da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), a discussão sobre cultura, apreciação dos produtos e dos artistas regionais.

Foram realizados diversos shows, exposições, mini cursos, exibições de filmes, apresentações de teatro e muita discussão sobre cultura. Participaram das atividades artistas, autoridades, produtores culturais, artistas, jornalistas e estudantes, entre outros. O coordenador de Cultura da UFMT, Fabricio Carvalho, ressalta que o evento proporcionou a discussão da produção artística, com destaque para as expressões locais e ainda, a divulgação dos produtos e artistas regionais. "A programação foi extensa e contemplou as diversas formas de arte". O último dia do evento está repleto de atividades. Fechando a programação do Cineclube Coxiponés para o evento, às 12 horas, no Centro Cultural, será exibido o documentário Microcosmos - Fantástica Aventura da Natureza, dos diretores Claude Nuridsany e Marie Pérennou. O filme, resultado de uma pesquisa que durou 15 anos e que consumiu 180 mil metros de película, é um marco cinematográfico que exibe com detalhes ampliados milhares de vezes o mundo dos insetos.

As câmeras microscópicas e os microfones ultra- sensíveis registraram o cotidiano de diversas espécies e a surpreendente montagem converteu a realidade imperceptível em espetáculo sensorial. O filme foi sucesso de público e crítica. Recebeu o prêmio da Comissão écnica Superior de Cinema no Festival de Cannes de 1996 e ganhou o César (equivalente francês do Oscar) nas categorias som, fotografia, montagem e trilha sonora.

Simultaneamente no Teatro Universitário, o Coral da Terceira Idade da UFMT apresenta o espetáculo Falando de Amor, que reúne música e poesia que abordam o tema Amor. A regência fica por conta da maestrina Liza Paro.

A direção artística do concerto é da maestrina Dorit Kolling, os arranjos são do músico Ebinho Cardoso, o roteiro de Gilberto Nasser, a produção geral por Marília Cortez e a iluminação por Rodrigo Portela. Participam do show Assis Silveira, no piano, Sidnei Duarte, no violão, Ebinho Cardoso no contrabaixo, Marcinho na percussão e Marília Cortez na flauta transversal.

Debate - na Série Encontro de Idéias, que ocorre a partir das 14 horas, no Centro Cultural, serão discutidos os Caminhos das Artes Plásticas em MT na Contemporaneidade e a Cultura e a Arte na onstrução da Cidadania.



A primeira mesa será coordenada pela pedagoga e pesquisadora Marta Catunda e tem como palestrantes o produtor cultural Mário Olímpio e a professora Maria José Sanches - mestre em artes pela Escola de Comunicação e Artes (ECA/USP).

O segundo tema tem como coordenador o professor Guaraci José de Almeida e como palestrantes a gerente de Patrocínio da Petrobrás, Eliane Sarmento Costa, o gerente do SESC-SP, Danilo Miranda, a chefe de Gabinete da Secretaria Especial para Igualdade Racial, Maria José Rocha e o carnavalesco Joãozinho Trinta.

A Série será encerrada com a presença do reitor Paulo Speller, do Secretário de Estado de Cultura, João Carlos Vicente Ferreira, do coordenador da SBPC Cultural, Fabrício Carvalho e do representante do Escritório Antena da UNESCO em Mato Grosso, Guaraci José de Almeida, parceiros na realização da SBPC Cultural - Cultura e Natureza. Na ocasião será lançado o Movimento Cultura e Natureza que pretende dar continuidade as discussões iniciadas durante a semana.

Às 19 horas, também no Centro Cultural, Maria José Rocha, lança o livro Rompendo Silêncios - História da África nos currículos da educação básica, em que diferentes profissionais defendem a importância do ensino de história da África em todos os níveis da educação no Brasil. O livro organizado por Maria José Rocha e Selma antoja traz textos no quais professores da matéria e profissionais de diversas áreas argumentam a favor das novas normas legais que tornam obrigatório o nsino de História e Cultura Afro-brasileira e Africana. Além dos textos, muitas pessoas envolvidas com o tema dão pequenos depoimentos, sendo conjunto um panorama bastante completo de como esse campo de discussão se encontra na atualidade.

Em seguida o público poderá assistir uma performance o irreverente artista plástico Clóvis Hirigaray. Sua trajetória pode ser conferida no endereço eletrônico www.agenciadearteshirigaray.com.br. E no Teatro Universitário, às 20 horas, o cineasta Amauri Tangará exibe seu longa- metragem recém lançado, A Oitava Cor do Arco-Íris. Um show da Big Band Mato Grosso encerra a programação a partir das 22 horas no palco principal a SBPC Cultural, ao lado do ginásio Universitário.




Fonte: Da Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377668/visualizar/