Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 17:08
Por: Najla Passos/Nelson Francisco

    Imprimir


O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, anunciou esta quinta-feira (22.07), em reunião, no seu gabinete, com o governador Blairo Maggi e o presidente da Brasil Ferrovias, Elias Nigri, a liberação de recursos para a retomada das obras da Ferronorte em Mato Grosso. Os recursos serão provenientes da Unidade de Gerenciamento dos Fundos de Investimentos (Ugefin), ligado diretamente ao gabinete do ministro.

Conforme o secretário de Estado de Projetos Estratégicos, Cloves Vettorato, que também participou da reunião, nos próximos dias a equipe técnica da Brasil Ferrovias inicia o trabalho de reengenharia, etapa necessária para viabilizar a obra e garantir a liberação dos recursos que irão permitir que os trilhos cheguem à Rondonópolis.

"O objetivo é tornar a ferrovia cada vez mais ágil, já que ela será composta por trilhos modernos, mas também por uma parte que data de cerca de cem anos. A Brasil Ferrovias terá que modernizar e restaurar trechos antigos, possibilitando a redução do tempo de escoamento da produção mato-grossense até o Porto de Santos, em São Paulo", esclareceu.

O secretário destacou também que o presidente Luís Inácio Lula da Silva e o ministro Ciro Gomes demonstraram ter a visão de que a Ferronorte é hoje uma das mais importantes obras de infra-estrutura para o país. "O desejo do Governo Lula e da diretoria da Brasil Ferrovias é iniciar a obra o mais rápido possível", afirma o secretário.

RETOMADA - A retomada das obras da Ferronorte foi discutida com o governador Blairo Maggi no dia 15 deste mês, em audiência solicitada pela direção da Brasil Ferrovias, após 11 meses de paralisação das obras.

Conforme projeto apresentado ao governador, no Palácio Paiaguás, os trilhos da Ferronorte vão chegar a Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá) até 2007, partindo de Alto Araguaia, com a construção de 262 quilômetros.

A equação financeira das demandas da obra totaliza investimentos da ordem de R$ 600 milhões, somente para aplicações na construção dos trilhos de Alto Araguaia a Rondonópolis; R$ 85 milhões na construção de terminais; R$ 440 milhões para serem aplicados na reformulação do Porto de Santos (SP); e R$ 545 milhões na aquisição de 2 mil vagões e 96 locomotivas. Os recursos, conforme Nigri, virão de parceiros públicos e privados.

As perspectivas são de que sejam transportadas, em 2007, 12 milhões de toneladas pela ferrovia. Em 2003, a Ferronorte transportou 5,7 milhões de toneladas, sendo responsável pelo transporte de 70% da soja produzida no Mato Grosso e de 50% da soja exportada pelo Porto de Santos. A meta para 2004 é transportar 7 milhões de toneladas.

Relatório técnico detalhado sobre a obra será divulgado em três meses. A Brasil Ferrovias garante que Estudo de Impacto Ambiental (EIA/Rima), conforme determina o Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama), mostrará a viabilidade da obra.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377726/visualizar/