Repórter News - reporternews.com.br
Seminário promove reflexões sobre experiências escolares
A Universidade do Estado de Mato Grosso (Unemat) realizou nesta semana, em Cáceres, o 1 º Seminário de Prática de Ensino II, do curso de Filosofia, abordando o tema Experiências Escolares em Debate.
Com base em apresentação de experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula, o seminário enfocou abordagens teóricas de autores como Karl Marx, Luckesi, Jorge La Rosa, Denise Leite, entre outros, relacionando a teoria com a prática docente.
“O nosso propósito é promover um exercício de reflexão sobre a prática docente mostrando diversas concepções para um fazer pedagógico enquanto atividade de construção de conhecimento”, explica a professora da disciplina de Prática de Ensino II, Jociane Rosa de Macedo Costa.
Segundo ela, o seminário surgiu nas discussões das aulas de Prática de Ensino II com objetivo de fomentar um debate acerca das práticas pedagógicas vividas pelos acadêmicos do curso em seu cotidiano de educador.
A programação foi dividida em três espaços de socialização de vivências pedagógicas e reflexões teóricas, denominados cenas. A primeira voltada para educação especial expôs uma experiência desenvolvida pela APAE junto a portadores de necessidades especiais. No segundo momento foi apresentado um trabalho de Recital de Poesia organizado por uma escola particular de Cáceres. E a última cena foi marcada por uma proposta de Educação como Reorganização Social para a Comunidade Indígena Chiquitanos.
Ao final das apresentações o espaço para debates foi aberto no propósito de ampliar as reflexões sobre as experiências apresentadas.
FILOSOFIA – O Curso de Filosofia da Unemat é ofertado em regime de turma especial atendendo 45 professores efetivos da rede pública da educação básica de ensino de todo estado. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, o curso deu início ao primeiro bloco de disciplina em janeiro deste ano.
Durante todo esse mês de julho, as aulas são realizadas em período intensivo no município de Cáceres.
Segundo a diretora da Faculdade de Educação e coordenadora do curso de Filosofia, Maria do Horto Sales, a turma tem uma característica peculiar, pois seus acadêmicos já possuem graduação e cursam filosofia com o propósito de ampliar seus conhecimentos.
“O importante para essa turma é a busca por conhecimento, esses professores não terão nenhum privilégio em suas escolas por cursarem outra graduação e estão aqui com o propósito de adquirir saberes que vão somar em sua vivência em sala de aula, buscando contribuir para a melhoria do ensino”, destaca a coordenadora.
Com base em apresentação de experiências pedagógicas vivenciadas em sala de aula, o seminário enfocou abordagens teóricas de autores como Karl Marx, Luckesi, Jorge La Rosa, Denise Leite, entre outros, relacionando a teoria com a prática docente.
“O nosso propósito é promover um exercício de reflexão sobre a prática docente mostrando diversas concepções para um fazer pedagógico enquanto atividade de construção de conhecimento”, explica a professora da disciplina de Prática de Ensino II, Jociane Rosa de Macedo Costa.
Segundo ela, o seminário surgiu nas discussões das aulas de Prática de Ensino II com objetivo de fomentar um debate acerca das práticas pedagógicas vividas pelos acadêmicos do curso em seu cotidiano de educador.
A programação foi dividida em três espaços de socialização de vivências pedagógicas e reflexões teóricas, denominados cenas. A primeira voltada para educação especial expôs uma experiência desenvolvida pela APAE junto a portadores de necessidades especiais. No segundo momento foi apresentado um trabalho de Recital de Poesia organizado por uma escola particular de Cáceres. E a última cena foi marcada por uma proposta de Educação como Reorganização Social para a Comunidade Indígena Chiquitanos.
Ao final das apresentações o espaço para debates foi aberto no propósito de ampliar as reflexões sobre as experiências apresentadas.
FILOSOFIA – O Curso de Filosofia da Unemat é ofertado em regime de turma especial atendendo 45 professores efetivos da rede pública da educação básica de ensino de todo estado. Desenvolvido por meio de uma parceria entre a Universidade, a Secretaria de Estado de Educação (Seduc) e a Secretaria Municipal de Educação de Cáceres, o curso deu início ao primeiro bloco de disciplina em janeiro deste ano.
Durante todo esse mês de julho, as aulas são realizadas em período intensivo no município de Cáceres.
Segundo a diretora da Faculdade de Educação e coordenadora do curso de Filosofia, Maria do Horto Sales, a turma tem uma característica peculiar, pois seus acadêmicos já possuem graduação e cursam filosofia com o propósito de ampliar seus conhecimentos.
“O importante para essa turma é a busca por conhecimento, esses professores não terão nenhum privilégio em suas escolas por cursarem outra graduação e estão aqui com o propósito de adquirir saberes que vão somar em sua vivência em sala de aula, buscando contribuir para a melhoria do ensino”, destaca a coordenadora.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377727/visualizar/
Comentários