Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 12:41
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


O secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, estará em Sinop (504 quilômetros, na região Norte de Mato Grosso), na sexta-feira, (30.07), às 10h, para inaugurar uma UCT-Unidade de Coleta e Transfusão de Sangue no município.

A UCT deverá funcionar como uma espécie de Hemocentro regional ou, como está sendo chamada, Hemocentrinho. ”Agora os hospitais de Sinop não precisarão vir a Cuiabá em busca de bolsas de sangue no Hemomat. Com a UCT em funcionamento serão realizados serviços de coleta e transfusão, em um lugar adequado”, disse Diretora do Centro de Hematologia de Mato Grosso (Hemomat), Eliane Rabani.

A unidade terá capacidade para atender 50 doadores/dia, fora coleta externa em municípios vizinhos. Haverá sala para a triagem clínica, para a digitação do resultado, para a recepção, um refeitório, uma sala para armazenagem do sangue liberado, uma para o sangue não liberado e quatro sanitários: dois para os funcionários (um feminino e um masculino) e dois para os doadores (masculino e feminino).“O mais importante agora é atrair doadores. Esperamos que com o pleno funcionamento do banco de sangue, a população do município de Sinop, se torne nossos parceiros na doação de sangue”, disse ela.

A coordenadora de Obras e Reformas da Ses, Darcy Nogueira, disse que esta obra tem uma área construída de 212,77 metros quadrados, 12 salas e quatro sanitários. O custo da construção foi de R$ 88.235 mil, no padrão do Governo do Estado.

A inauguração da nova unidade vem mudar radicalmente o formato da Saúde Pública na região e atender ao que o secretário Marcos Machado denomina de “tendência de interiorização do atendimento da Saúde Pública”. Ele explicou que a sua gestão visa “descentralizar os serviços da Saúde Pública. Está tudo muito concentrado em Cuiabá. O que queremos é interiorizar a Saúde, fortalecendo a gestão nos pólos. Queremos dar condições para que os pólos de Saúde realizem suas cirurgias, que possam atender casos de urgência emergencial em trauma e que possam atender às principais demandas de cada região”.

MAIS UCTs – Os municípios de Rondonópolis, Barra do Garças, Primavera do Leste e Mirassol do Oeste estão sendo contemplados dentro do organograma de obras da Ses com reformas estruturais em suas UCTs, nos mesmos moldes do padrão Governo do Estado. Eles estarão, assim que suas UCTs tiverem passado pelas reformas e adequação, sendo inseridas no objetivo de interiorização da Saúde preconizado pelo secretário Marcos Machado.

Essas reformas visam dar autonomia aos municípios para que se tornem parceiros do Estado no processo de coleta e transfusão de sangue. A partir desta estruturação a população terá a oportunidade de também participar do processo ao se apresentar para doar sangue.

Acompanharão o secretário Marcos Machado na ida a Sinop, a diretora do Hemomat, Eliane Rabani, e a equipe técnica da Secretaria de Estado de Saúde.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377790/visualizar/