Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 22 de Julho de 2004 às 09:39
Por: Laice Souza

    Imprimir


A Delegacia Regional de Tangará da Serra registrou um aumento de 143% no número de furtos à residência nos mês de janeiro a junho deste ano, comparado com o mesmo período de 2003. Foram 146 residências furtadas em 2004, contra 60 no ano passado.

Segundo o delegado da delegacia especializada de roubos e furtos, Rogério Atílio Modelli, o aumento nesses índices se deve a vários fatores, como causas sociais e o aumento da confiança da população na polícia. “Os problemas sociais são os principais fatores no aumento da criminalidade, mas também, esse aumento pode ser atribuído ao população estar procurando a polícia para registrar as ocorrências, o que antes não acontecia”, destacou o delegado.

Para o comandante regional adjunto do Médio Norte da Polícia Militar, Major Marcelo Vinício Ribeiro Leite, o aumento no número de furtos à residência ainda está dentro do aceitável. “Estamos em uma região próspera, o número de pessoas que vem para cá tem aumentado significativamente, e a periferia da cidade também. Por isso, ainda estamos considerando nesses números, apesar de não ser natural um aumento tão significativo, aceitáveis dentro da população que temos”, ponderou o Major.

Conforme o Major, a PM vem realizando ações junto à comunidade, para coibir esses delitos. “Estamos intensificando as rondas e fazendo um trabalho de identificação dos pontos mais perigosos da cidade para melhor garantir a segurança da população”, contou.

O Major também destacou a importância da parceria entre a população e a polícia. Para ele, a segurança é dever do Estado, e como está na Constituição, direito e responsabilidade de todos. “Todos nós devemos cuidar do local onde moramos. Se há um elemento suspeito, informe a polícia, descreva, dê características físicas e de suas vestimentas, para que a polícia faça uma abordagem e uma investigação social do individuo e descubra o que ele está fazendo naquele local. Assim, conseguiremos coibir vários crimes”, informou.

Alternativas: O delegado Rogério também ressaltou que a população deve tomar algumas precauções, como: se for sair de casa para viajar ou passar um final de semana fora, avisar um vizinho ou amigo, assim, se caso alguém escutar algum barulho estranho, poderá avisar a polícia; animais como o cachorro, também ajudam a proteger a residência, já que eles alertam a chegada de pessoa estranha; e é muito importante que avisem à polícia se estiverem desconfiando de alguém suspeito que esteja rondando a casa. “Já tivemos casos do ladrão parar com um caminhão na porta da casa, levar tudo e dizer para o morador do lado, que estava fazendo a mudança do proprietário. Por isso é importante que avise para alguém onde você está e quanto tempo irá ficar”, comentou.

Outra alternativa que muitos moradores de Tangará da Serra têm procurado é a contratação de empresas de segurança especializada. Segundo dados de uma empresa de Tangará, que instala e faz segurança 24 horas, aumentou em 50% a procura por esse serviço em relação ao ano passado.

“Nossa empresa registrou um aumento considerável nas vendas. Hoje temos 300 clientes e tivemos que dobrar o número de equipes trabalhando nas instalações dos equipamentos. As equipes de ronda quando são acionadas se deslocam imediatamente para o local e coíbem o furto, mas quando a situação fica complicada, pedimos o reforço da PM. Até hoje, não tivemos nenhum furto registrado”, informou o sócio de uma empresa de segurança, Irineu Rech.




Fonte: Diário da Serra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377803/visualizar/