Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Quarta - 21 de Julho de 2004 às 09:14
Por: Jesiel Pinto

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Saúde recebeu da Fundação Nacional de Saúde (Funasa), na manhã desta terça-feira (20.07), um caminhão fechado, refrigerado, para transporte de vacinas imunobiológicas. A cessão do veículo é uma parceria da Funasa com a Secretaria e visa assegurar que as vacinas cheguem, com segurança e sem alteração em sua composição, aos locais que demandam seu uso. As chaves do caminhão foram entregues ao secretário de Estado de Saúde, Marcos Henrique Machado, pelo coordenador da Funasa, Jossy Soares Santos da Silva.

Na ocasião, Marcos Machado ressaltou que o veículo vai ser bem usado no estado, “especialmente com nossa preocupação atual com a questão da Saúde Indígena, que faz com que os subsídios da Funasa sejam muito bem vindos”. O secretário disse que tudo que a Funasa puder fazer para ajudar a Ses será recebido com muito gosto. Ao mesmo tempo ele colocou o gabinete da Ses à disposição da fundação, assegurando que a Secretaria sempre estará disposta a ajudar.

O veículo cedido pela Funasa, em regime de comodato, é um caminhão modelo 2003, zero quilômetro, de fabricação nacional, motor a óleo diesel, com capacidade para transportar um mínimo de 3,2 toneladas de vacinas.

O equipamento de refrigeração do caminhão deverá ter capacidade para manter as temperaturas internas de 02 a 08 graus centígrados com temperatura externa de até 43 graus sob plena insolação, sem infiltração de ar externo, considerando a média de uma abertura de porta por hora e a circulação de um homem durante 10 minutos a cada hora, a cargas iluminação e de ventiladores. O produto é colocado na câmara já refrigerado.

O coordenador da Funasa, Jossy Soares Santos da Silva, respondeu que sempre teve apreço pela Ses “tanto que esta não é a primeira parceria. Toda vez que a Funasa enfrenta uma crise a Ses tem nos dado uma mão amiga”.

Jossy Soares explicou que não tem nenhuma dificuldade em ressaltar o bom trabalho de Machado frente à Ses. “Tenho dito, sempre, que não existe uma Funasa, o que existe é o Sistema Único de Saúde, que é patrimônio do povo brasileiro. Nesse contexto as parcerias com a Ses são um fortalecimento do SUS”, afirmou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/377980/visualizar/