A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Maria Lúcia Cavalli Neder foi empossada nesta sexta-feira (26) para mais quatro anos de mandato. Atualmente, a universidade mantém 100 cursos de graduação, tem mais de 22 mil alunos e 3,2 mil servidores distribuídos nos campi de Cuiabá, Rondonópolis, Sinop, Barra do Garças e Pontal do Araguaia.
Até 2016, os principais desafios da instituição serão a modernização e expansão da estrutura. “Com a previsão de criação de novos cursos para os quatro campus existentes e também com a possibilidade de criar mais dois ou três campus no interior de Mato Grosso”, disse a reitora.
“Nós também precisamos de mais estrutura, enquanto acadêmicos, de salas maiores e mais climatizadas”, afirmou a estudante Marcela Martins.
Em 2013 deve ter início as obras do campus de Várzea Grande que vai oferecer cinco novos cursos e 500 vagas nas áreas de engenharia e tecnologia. Um plano de expansão da UFMT no interior também deve ser apresentado nesta gestão. “Participar ativamente dos processos da Copa do Mundo capacitando as pessoas, os nossos estudantes contribuindo para esse processo que Cuiabá e Mato Grosso vão apresentar nos próximos anos”, disse.
Um dos atrativos para a comunidade no campus da capital é o zoológico que abriga mais de 90 espécies. A reitora garantiu que o espaço vai ser preservado. “Teremos um centro de pesquisa e estudo. Os animais servirão para que a gente possa ter um ensino sobre essas espécies que são espécies regionais. Estamos trabalhando com a Secopa para no ano que vem a gente possa fazer uma modernização bastante grande do zoológico”, finalizou a reitora.
Comentários