­
Repórter News - reporternews.com.br
Saúde
Sábado - 10 de Julho de 2004 às 13:44

    Imprimir


Assistir muita televisão e passar horas em frente ao computador estariam por trás de taxas crescentes de miopia, dizem cientistas australianos.

Os pesquisadores examinaram índices asiáticos e notaram que países como o Japão e Cingapura apresentaram um grande aumento de casos nos anos recentes.

A Ásia tem maiores taxas de miopia do mundo e os números estão crescendo.

Em Cingapura, por exemplo, 80% dos jovens de 18 anos recrutados pelo Exército têm miopia. O índice, há 30 anos, era de apenas 25%.

Tem acontecido também um aumento no número de pessoas com miopia extrema, que pode levar à cegueira.

Alguns especialistas dizem que os genes seriam os responsáveis pelo aumento.

O estilo de vida dessas pessoas, entretanto, seria a causa segundo o estudo, que foi originalmente publicado no American Journal of Human Genetics.

Os pesquisadores também dizem que as descobertas podem explicar as taxas crescentes de miopia em várias partes do mundo.

Sem evidência

Ian Morgan e outros colegas na Universidade de Camberra examinaram 40 estudos e não encontraram evidências de que os genes estariam por trás do aumento do número de míopes na Ásia.

Eles descobriram, por exemplo, que 70% dos homens de 18 anos de origem indiana vivendo em Cingapura têm miopia, contra apenas 10% daqueles vivendo na Índia.

Ainda de acordo com os dados, 80% dos jovens de 14 a 18 anos em escolas religiosas israelenses, que dão bastante ênfase à leitura de textos religiosos, têm miopia.

O que se compara com apenas 30% daqueles em escolas do Estado, onde não existe essa ênfase.

Vida moderna

Na Suécia, 50% das crianças de 12 anos de idade são míopes. A expectativa é de que a taxa alcance os 70% quando eles completarem 18 anos.

“Como eles passam mais tempo dentro de casa, em computadores ou assistindo televisão, vão se tornar cada vez mais míopes”, diz Ian Morgan.

O professor Bernard Gilmartin, diretor no Instituto de Pesquisa de Neurociência da Universidade de Aston, em Brimingan (Grã-Bretanha), elogiou o estudo.

“As descobertas têm ligação com o que chamamos de miopia escolar, que geralmente aparece em crianças de nove ou dez anos de idade”, disse ele.

“Elas dizem que qualquer um exposto a urbanização ou uma educação associada com a vida moderna tem maiores chances de se tornar míope.”




Fonte: BBC Brasil

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378310/visualizar/
emailfacebookgooglepluspinteresttwitterwhatsapp