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Estado investe R$ 2 milhões em reformas de escolas em Rondonópolis
Rondonópolis, MT – Escolas estaduais de Rondonópolis (210 km ao Sul de Cuiabá), que se encontravam em péssimo estado de conservação, ganharam nova estrutura, transformando-as em ambientes arejados, agradáveis e coloridos, além de melhorarem a qualidade do ensino.
Nesta sexta-feira (09.07), o governador Blairo Maggi vistoriou obras de cinco estabelecimentos de ensino na cidade onde o Estado está investindo nada menos que R$ 2 milhões em obras de ampliação, reforma e construção de 13 escolas no Município.
As vistorias às obras começaram na Escola de 1º Grau Odorico Leocádio da Rosa, localizada no bairro Novo Horizonte. O Governo investiu no estabelecimento R$ 110.950, 31 na reforma geral, cobertura, pintura, teto e a ampliação de uma sala para biblioteca, além de um palco. A escola, que atende 756 alunos, e é pintada nas cores amarelo e vermelho, começou a ser reformada em setembro de 2003. A obra foi concluída em junho deste ano. “A escola ficou bonita, mais agradável e a gente sente mais vontade de estudar. As cores chamam mais a atenção e agora ficou parecendo escola particular”, disse o estudante da 5ª série, Magno da Silva Rodrigues, de 11 anos.
Segundo a diretora da escola, Maria Aparecida da Silva Reis, antes da reforma, o prédio encontrava-se em situação precária, desestimulando até mesmo os alunos. Com a reforma – a escola também ganhou 255 jogos de carteira – mais 140 alunos se matricularam no estabelecimento de ensino. “A escola estava numa situação muito crítica. Agora está mais bonita e aconchegante. A reforma foi muito boa”, disse a diretora.
Na visita à escola, o governador e os secretários Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), Terezinha Maggi (Emprego, Trabalho e Cidadania) e Geraldo de Vito (Administração), conheceram todas as instalações, como salas de aula, banheiros, biblioteca e refeitório.
Por atender alunos de vários bairros, o governador sugeriu à diretora a distribuição de alunos, conforme a localidade onde eles moram, a fim de evitar que os estudantes se desloquem de bairros distantes, lotando alguns estabelecimentos em detrimentos de outros.
NECESSIDADES ESPECIAIS - Beneficiando 1,3 mil alunos, as obras na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dom Wunibaldo Tauller, no Jardim Brasília, estão ajudando os Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) e na manutenção das escolas estaduais. Com investimento de R$ 438.719,84, o Estado fez a reforma geral, trocando piso, forro, cobertura e sanitário, com adequação para PNEE.
A comitiva do governador foi recebida com festa pelos alunos. Diante dos pedidos, Blairo e Terezinha deram autógrafos e notas para trabalhos sobre o tema água, numa exposição nos corredores da escola. Segundo a diretora Maria Cecília Silva Guimarães, as obras contribuíram para o aprendizado dos alunos, com as mudanças na rede física, estimulando-os a permanecerem mais tempo na escola.
Além da Wunibaldo Tauller, a comitiva visitou também as escolas estaduais Renilda Silva Moraes, Elisabeth de Freitas Magalhães e Maria de Lima Cadidé. Todas passaram por reformas geral, com troca do forro, pintura, ampliação e sanitários com adequação para PNEE. Na Renilda Moraes o Estado investiu R$ 215.744,92 e R$ 300.848,95 na Elisabeth Magalhães. Na Escola Maria Cadidé, foram R$ 125.869,43.
Antiga construção e sem arejamento, a Escola Maria Cadidé tinha o teto de zinco. A escola, que atende 800 alunos do 1º Grau, teve o teto trocado por telha. Em agradecimento à reforma, os alunos promoveram uma recepção calorosa ao governador. Dois alunos, Gleison de Oliveira Santos e David de Miranda, ambos da 4ª série, tocaram flauta para o governador, entoando parabéns pela administração.
“As escolas que nós visitamos tiveram em sua grande maioria uma satisfação pela qualidade das obras. Logicamente, teve algumas que nós vamos ter que estar cobrando da construtora, fazendo os reparos necessários, mas na grande maioria as escolas receberam reformas gerais que há muitos anos não recebia”, disse Ana Carla Muniz.
Com a proposta de resgatar a credibilidade do ensino com escolas atrativas e valorizando os profissionais, a administração Blairo Maggi está mudando o conceito de educação, onde a escola não deve ser vista apenas como um local onde o aluno assiste às aulas. O estabelecimento de ensino tem que ser bonito, agradável, atrativo, arborizado e que ofereça e promova a inclusão social através do aprendizado, esportes, artes, cultura e valorização dos profissionais da educação.
“O Estado inteiro está recebendo recursos na área da educação para ampliação, reforma e construção de novas escolas pelo Estado”, afirmou Ana Carla. A meta este ano é investir R$ 40 milhões, contra R$ 27 milhões em 2003.
Lançado em março deste ano, um dos programas da Secretaria de Estado de Educação(Seduc) está mudando a realidade do ensino em Mato Grosso. Trata-se do "Escola Atrativa", de planejamento estratégico para os próximos três anos de Governo, que canalizou os 13 programas já existentes na Seduc e tem como objetivos principais resgatar a credibilidade do ensino público; transformar a escola em um espaço de aprendizagem atrativo e inclusivo; e valorizar os profissionais da educação. “A gente fica contente até porque são os alunos e a sociedade que pagam os impostos para serem devolvidos em serviços de educação”, comentou Ana Carla.
Nesta sexta-feira (09.07), o governador Blairo Maggi vistoriou obras de cinco estabelecimentos de ensino na cidade onde o Estado está investindo nada menos que R$ 2 milhões em obras de ampliação, reforma e construção de 13 escolas no Município.
As vistorias às obras começaram na Escola de 1º Grau Odorico Leocádio da Rosa, localizada no bairro Novo Horizonte. O Governo investiu no estabelecimento R$ 110.950, 31 na reforma geral, cobertura, pintura, teto e a ampliação de uma sala para biblioteca, além de um palco. A escola, que atende 756 alunos, e é pintada nas cores amarelo e vermelho, começou a ser reformada em setembro de 2003. A obra foi concluída em junho deste ano. “A escola ficou bonita, mais agradável e a gente sente mais vontade de estudar. As cores chamam mais a atenção e agora ficou parecendo escola particular”, disse o estudante da 5ª série, Magno da Silva Rodrigues, de 11 anos.
Segundo a diretora da escola, Maria Aparecida da Silva Reis, antes da reforma, o prédio encontrava-se em situação precária, desestimulando até mesmo os alunos. Com a reforma – a escola também ganhou 255 jogos de carteira – mais 140 alunos se matricularam no estabelecimento de ensino. “A escola estava numa situação muito crítica. Agora está mais bonita e aconchegante. A reforma foi muito boa”, disse a diretora.
Na visita à escola, o governador e os secretários Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura), Ana Carla Muniz (Educação), Terezinha Maggi (Emprego, Trabalho e Cidadania) e Geraldo de Vito (Administração), conheceram todas as instalações, como salas de aula, banheiros, biblioteca e refeitório.
Por atender alunos de vários bairros, o governador sugeriu à diretora a distribuição de alunos, conforme a localidade onde eles moram, a fim de evitar que os estudantes se desloquem de bairros distantes, lotando alguns estabelecimentos em detrimentos de outros.
NECESSIDADES ESPECIAIS - Beneficiando 1,3 mil alunos, as obras na Escola Estadual de 1º e 2º Graus Dom Wunibaldo Tauller, no Jardim Brasília, estão ajudando os Portadoras de Necessidades Educacionais Especiais (PNEEs) e na manutenção das escolas estaduais. Com investimento de R$ 438.719,84, o Estado fez a reforma geral, trocando piso, forro, cobertura e sanitário, com adequação para PNEE.
A comitiva do governador foi recebida com festa pelos alunos. Diante dos pedidos, Blairo e Terezinha deram autógrafos e notas para trabalhos sobre o tema água, numa exposição nos corredores da escola. Segundo a diretora Maria Cecília Silva Guimarães, as obras contribuíram para o aprendizado dos alunos, com as mudanças na rede física, estimulando-os a permanecerem mais tempo na escola.
Além da Wunibaldo Tauller, a comitiva visitou também as escolas estaduais Renilda Silva Moraes, Elisabeth de Freitas Magalhães e Maria de Lima Cadidé. Todas passaram por reformas geral, com troca do forro, pintura, ampliação e sanitários com adequação para PNEE. Na Renilda Moraes o Estado investiu R$ 215.744,92 e R$ 300.848,95 na Elisabeth Magalhães. Na Escola Maria Cadidé, foram R$ 125.869,43.
Antiga construção e sem arejamento, a Escola Maria Cadidé tinha o teto de zinco. A escola, que atende 800 alunos do 1º Grau, teve o teto trocado por telha. Em agradecimento à reforma, os alunos promoveram uma recepção calorosa ao governador. Dois alunos, Gleison de Oliveira Santos e David de Miranda, ambos da 4ª série, tocaram flauta para o governador, entoando parabéns pela administração.
“As escolas que nós visitamos tiveram em sua grande maioria uma satisfação pela qualidade das obras. Logicamente, teve algumas que nós vamos ter que estar cobrando da construtora, fazendo os reparos necessários, mas na grande maioria as escolas receberam reformas gerais que há muitos anos não recebia”, disse Ana Carla Muniz.
Com a proposta de resgatar a credibilidade do ensino com escolas atrativas e valorizando os profissionais, a administração Blairo Maggi está mudando o conceito de educação, onde a escola não deve ser vista apenas como um local onde o aluno assiste às aulas. O estabelecimento de ensino tem que ser bonito, agradável, atrativo, arborizado e que ofereça e promova a inclusão social através do aprendizado, esportes, artes, cultura e valorização dos profissionais da educação.
“O Estado inteiro está recebendo recursos na área da educação para ampliação, reforma e construção de novas escolas pelo Estado”, afirmou Ana Carla. A meta este ano é investir R$ 40 milhões, contra R$ 27 milhões em 2003.
Lançado em março deste ano, um dos programas da Secretaria de Estado de Educação(Seduc) está mudando a realidade do ensino em Mato Grosso. Trata-se do "Escola Atrativa", de planejamento estratégico para os próximos três anos de Governo, que canalizou os 13 programas já existentes na Seduc e tem como objetivos principais resgatar a credibilidade do ensino público; transformar a escola em um espaço de aprendizagem atrativo e inclusivo; e valorizar os profissionais da educação. “A gente fica contente até porque são os alunos e a sociedade que pagam os impostos para serem devolvidos em serviços de educação”, comentou Ana Carla.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378333/visualizar/
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