Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 09 de Julho de 2004 às 11:27
Por: Neusa Baptista

    Imprimir


O lançamento de mais três editais de apoio à pesquisa em julho e agosto deste ano, as bolsas de estudos e os editais para eventos e publicações científicas foram algumas das atividades realizadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa de Mato Grosso (Fapemat), apresentadas nesta quinta-feira (08.06) pela diretora científica da instituição, Maria Ignez Tannus, durante a reunião ordinária do Conselho Estadual de Ciência e Tecnologia, ocorrida na sede da Fapemat.

A participação da Fapemat na reunião do conselho marca a retomada das discussões entre os conselheiros e a agência de fomento, que vem fortalecendo o seu trabalho a partir da atual gestão do Governo. Segundo o presidente da Fapemat, Antônio Carlos Camacho, a participação da entidade no fomento a pesquisa no Estado só tende a crescer. Apenas no primeiro semestre, a fundação fechou o balanço com R$ 20 milhões, o dobro do que era previsto para todo o ano de 2004.

FUNDOS - De acordo com a secretária de Ciência e Tecnologia, Flávia Nogueira, há um esforço da Fapemat em disseminar as aplicações de verbas, a fim de atender às demandas da sociedade mato-grossense. Ela ressaltou a dificuldade enfrentada para se conseguir recursos constitucionais para a Fapemat, impedindo que ela ficasse à mercê dos recursos da fonte 100, que poderiam ser contingenciados. O vínculo a esta fonte significa a ameaça constante de cortes e contingenciamentos, o que inviabiliza o fomento em programas de longo prazo, como as bolsas de pesquisa. “Foi muito difícil conseguir isso, mas hoje nós conseguimos abrir 1.640 vagas para cursos técnicos de boa qualidade no Estado”, disse ela, referindo-se à divisão do percentual de 1% da arrecadação estadual – descontados o repasse para os municípios, que era totalmente destinado à pesquisa - com a Educação Profissional. “Queremos formar doutores, mas técnicos também. Sinto muito orgulho de ter feito parte disso.”

EDITAIS - Antônio Carlos Camacho explicou que, embora haja pesquisadores que não se sintam contemplados pelos editais já lançados, e que não seja possível agradar a todos, a instituição está aberta a ser uma ponte na busca por fundos de financiamentos. Enfatizou também que a verba destinada aos Projetos Especiais – os que não se encaixam em nenhum dos editais – está aberta à participação de todos.

Camacho anunciou que os editais para bolsas de estudo e de apoio a eventos devem ser lançados entre os dias 12 e 17 de julho e o editais de apoio a publicações científicas entre os dias 23 e 31 de agosto. Ele ressaltou também que a verba destinada ao auxílio para as publicações científicas do Estado ainda está em estudo, pois há dúvida quanto ao fato de que publicações devem ser priorizadas: se as que já estão em condições de serem indexadas (isto é, registradas no ISBN), o que lhes dá legitimidade científica nacional e internacional; ou se devem ser auxiliadas aquelas que ainda não têm condições de indexação. A publicação de livros não está descartada. “Estamos dispostos a ajudar no que for possível”, ressaltou ele.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378369/visualizar/