Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 08 de Julho de 2004 às 12:57
Por: Márcia Andreola

    Imprimir


Reeducandos do presídio Pascoal Ramos, Carumbé e Ana Maria do Couto May (presídio feminino) expõem, a partir desta quinta-feira (08.07), peças de artesanato na 40ª edição da Expoagro, em Cuiabá.

Cômodas, prateleiras, oratórios, mesas e outros móveis produzidos com madeira reciclada, telas, arranjos de flores, trabalhos em tricô e crochê, espelhos, e peças produzidas com diversos materiais reciclados estarão em exposição no estande que, neste ano, foi montado no Pavilhão dos Municípios (100 metros do Pavilhão do Governo). Esta é a segunda vez que os reeducandos têm a oportunidade de expor suas peças na Exposição Agropecuária de Cuiabá.

“A política da Secretaria de Justiça e Segurança Pública, por meio do Sistema Prisional, é a de qualificar mão-de-obra dos reeducandos, visando facilitar sua reinserção no mercado de trabalho, depois de cumprida a pena. Este estande é uma grande oportunidade para mostrarmos à comunidade o trabalho que vem sendo feito”, afirma o secretário adjunto do sistema prisional, Sebastião Ribeiro da Silva Filho.

A confecção de peças artesanais faz parte da política de ressocialização e humanização do sistema prisional. Em algumas unidades, professores voluntários dão esse tipo de treinamento há mais de seis anos.

Com o estande espera-se chamar a atenção da sociedade para o trabalho de reinserção social desenvolvido nas unidades prisionais e também sensibilizar empresários e pessoas interessadas em ajudar.

“O estande pode viabilizar novas parcerias e também alternativas de lugares para divulgarmos e vendermos o que é produzido. Esse tipo de trabalho é a possibilidade de uma nova chance para muitos dos reeducandos”, destaca o técnico de produção e comercialização do sistema prisional, Fábio Ricardo da Silva Reis, que coordena o estande.

Todo o material vendido será revertido para a compra de novos materiais, por meio do Fundo Penitenciário. São revertidos 60% da renda para um outro fundo que gera renda aos reeducandos.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378477/visualizar/