Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 07 de Julho de 2004 às 17:48

    Imprimir


Após o assassinato de dois detentos ocorridas ontem na Penitenciária Agroindustrial São João, a antiga PAI, em Itamaracá, na Região Metropolitana do Recife (PE), a secretária Executiva de Ressocialização do Estado de Pernambuco, Olga Câmara, designou hoje dois delegados para investigarem as circunstâncias das mortes numa sindicância interna que será feita no local. Segundo Olga Câmara, desde que Maria do Socorro Cavalcanti assumiu a diretoria da penitenciária e implantou medidas rígidas, modificando a pena de regime semi-aberto, várias mortes têm acontecido.

"Desde que colocamos policiais militares na entrada da penitenciária, que fechamos os portões do local, mortes começaram a surgir", disse. A penitenciária adotava o regime semi-aberto, no qual os presos poderiam passar o dia fora do local e retornar à noite. Os detentos já haviam realizado um motim contra os procedimentos da nova diretoria, em março, quando foram mortos dois presos e dois agentes penitenciários foram afastados.

A diretoria da penitenciária já havia comunicado ao serviço reservado da Secretaria Executiva de Ressocialização (Seres) sobre as mortes, mas, de acordo com Olga, só agora estão sendo tomadas providências no sentido de apurar os fatos. Os delegados da Seres, Roberto Burgos e Fábio Gaudêncio, são os responsáveis pelas investigações, junto ao delegado especial Manoel Canto, que está presidindo um inquérito para apontar se houve envolvimento de agentes penitenciários ou detentos no crime.

Os detentos Carlos André Francelino e Josenildo Arlindo da Silva foram encontrados mortos no campo de futebol da Penitenciária Agro-industrial São João, ontem, com marcas de tiros e facadas.




Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378512/visualizar/