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Sedtur capacitará profissionais do Turismo em MT
Um projeto de qualificação na área de Turismo em Mato Grosso promete diminuir desigualdades regionais e sociais, além de gerar emprego e renda. De agosto deste ano a fevereiro de 2005 serão ministrados cursos nas áreas de hotelaria, culinária, organização de eventos, guias e mensageiros, para pessoas que já trabalham no Setor e também para quem pretende ingressar no Turismo. “Os cursos serão gratuitos e o trabalho será feito em parceria com a Universidade Mato-grossense (Unemat)”, disse a secretária de Estado de Turismo (Sedtur), Yeda Marli de Assis.
Para realizar a capacitação, serão gastos em média R$ 2,7 mil por curso. O investimento total é de R$ 526 mil para atuar em seis municípios do Estado: Barra do Garças, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Alta Floresta, Cáceres e Poconé. Destes recursos, R$ 48 mil provêm do Estado e os R$ 478 mil da União. “Nós pleiteamos e conseguimos os recursos do Ministério de Turismo, que vai ‘alavancar’ este projeto. A intenção é dar continuidade para que possamos oferecer cada vez melhores serviços nesta área em Mato Grosso”, complementou Yeda.
O projeto passou pelo Fórum de Turismo que o analisou e aprovou. Os repasses serão feitos pelo Banco do Brasil diretamente para os municípios envolvidos no projeto. A parceira Unemat colocou seus técnicos para fazer um levantamento das necessidades de cada região e o resultado é uma série de cursos direcionados, feitos para melhorar a qualidade de serviços prestados. “Melhorar a infra-estrutura é promover o Turismo no Estado”, enfatizou a assessora de Projetos da Sedtur, Giovana Locatelli.
De acordo com a pesquisa, coordenada pela assessora da Sedtur, são gastos anualmente U$ 3,5 milhões com Turismo no mundo, gerando 300 milhões de empregos. Em Mato Grosso a receita líquida provinda do Turismo, foi de R$ 63 milhões em 2003, representando 1,14% do PIB no Estado. “Por meio deste setor, conseguiremos fazer a inclusão social que é a grande meta do governador Blairo Maggi”, explicou Yeda.
MAIS RECURSOS – A Sedtur também conseguiu por meio do Ministério do Turismo, R$ 43 mil para investir na equipe que viaja todo o interior para acompanhar e fiscalizar o trabalho no Turismo mato-grossense. “Também estamos aguardando recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para investir na propaganda do Turismo do Estado, como folders, CD-cards, vídeos, enfim, levar a imagem de Mato Grosso a outros Estados e países”, finalizou Yeda.
Para realizar a capacitação, serão gastos em média R$ 2,7 mil por curso. O investimento total é de R$ 526 mil para atuar em seis municípios do Estado: Barra do Garças, Várzea Grande, Barão de Melgaço, Alta Floresta, Cáceres e Poconé. Destes recursos, R$ 48 mil provêm do Estado e os R$ 478 mil da União. “Nós pleiteamos e conseguimos os recursos do Ministério de Turismo, que vai ‘alavancar’ este projeto. A intenção é dar continuidade para que possamos oferecer cada vez melhores serviços nesta área em Mato Grosso”, complementou Yeda.
O projeto passou pelo Fórum de Turismo que o analisou e aprovou. Os repasses serão feitos pelo Banco do Brasil diretamente para os municípios envolvidos no projeto. A parceira Unemat colocou seus técnicos para fazer um levantamento das necessidades de cada região e o resultado é uma série de cursos direcionados, feitos para melhorar a qualidade de serviços prestados. “Melhorar a infra-estrutura é promover o Turismo no Estado”, enfatizou a assessora de Projetos da Sedtur, Giovana Locatelli.
De acordo com a pesquisa, coordenada pela assessora da Sedtur, são gastos anualmente U$ 3,5 milhões com Turismo no mundo, gerando 300 milhões de empregos. Em Mato Grosso a receita líquida provinda do Turismo, foi de R$ 63 milhões em 2003, representando 1,14% do PIB no Estado. “Por meio deste setor, conseguiremos fazer a inclusão social que é a grande meta do governador Blairo Maggi”, explicou Yeda.
MAIS RECURSOS – A Sedtur também conseguiu por meio do Ministério do Turismo, R$ 43 mil para investir na equipe que viaja todo o interior para acompanhar e fiscalizar o trabalho no Turismo mato-grossense. “Também estamos aguardando recursos na ordem de R$ 1,5 milhão para investir na propaganda do Turismo do Estado, como folders, CD-cards, vídeos, enfim, levar a imagem de Mato Grosso a outros Estados e países”, finalizou Yeda.
Fonte:
Secom - MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378605/visualizar/
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