Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Terça - 06 de Julho de 2004 às 21:35
Por: Mara Carnevale

    Imprimir


A secretária de Estado de Educação, Ana Carla Muniz, e o reitor da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Paulo Speller, assinaram nesta terça-feira (27.06), convênio para a implantação de mais dois cursos de nível superior. Desta vez, os municípios de Rondonópolis e Barra do Garças serão beneficiadas com a implantação dos cursos de Licenciatura Plena em Ciências Naturais, com habilitação em matemática, física e química.

Na oportunidade, também foi assinado Termo de Cooperação Técnica e Educacional com a Fundação de Apoio e Desenvolvimento da UFMT (Fundação Uniselva), para execução do projeto ‘A inclusão de Jovens e Adultos no contexto da educação escolar da região pantaneira: Educando para a cidadania’.

O reitor Paulo Speller declarou como ‘gratificante’ os convênios firmados com a Seduc, uma vez que em parcerias anteriores foram qualificados 300 professores da Baixada Cuiabana. “Em todo o Estado existe carência de docentes nas áreas de física, química matemática, diante deste quadro apresentado é necessário expandirmos a formação continuada dos professores para essas regiões carentes”, disse.

Ao todo serão abertas 100 vagas para os cursos de física e química, divididas em duas turmas de 50 alunos cada, compostas por professores efetivos e contratados do Ensino Fundamental e Médio. As aulas devem ter início em janeiro de 2005.

Segundo Ana Carla, a UFMT tem um papel de extrema importância no contexto educacional de Mato Grosso. “O Estado conta com 18 mil professores efetivos e 14 mil contratados, e além de oferecer uma escola atrativa na parte física, temos a preocupação de proporcionar também uma escola com ensino de qualidade. Para tanto, é preciso expandir esta parceria de qualificação dos professores”, salientou a secretária.

Quanto ao convênio com a Fundação Uniselva, a Seduc disponibilizará os professores, diretores e coordenadores pedagógicos da Educação de Jovens e Adultos (EJA), para participarem dos cursos de outras atividades previstas no Programa. A secretaria será responsável pela viabilização do deslocamento dos profissionais da educação para os municípios envolvidos com a EJA, e destinará R$ 4 mil (em parcela única), para fins de aquisição de material de consumo e didático pedagógico.

Já a UFMT será responsável para ministrar os cursos de formação continuada, oferecer o material didático para o desenvolvimento das atividades e disponibilizar os professores. Por sua vez, a Fundação Uniselva gerenciará os recursos financeiros, disponibilizados pela Seduc.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/378664/visualizar/