Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 02 de Julho de 2004 às 17:18
Por: Lenita Violato

    Imprimir


O Arquivo Público de Mato Grosso (APMT), em memória aos 98 anos da morte do ex-governador Antônio Paes de Barros, realizará a partir de segunda-feira (05.07), uma exposição de fotografias e documentos dos três anos em que ele este à frente do governo do Estado.

A exposição foi organizada pela historiadora e servidora do Arquivo, Elair Dias Brito. “O Arquivo Público busca sempre resgatar a história de Mato Grosso”, disse a historiadora.

Mais conhecido por Totó Paes, o ex-governador nasceu em Cuiabá em 15 de dezembro de 1851, filho de Joaquim José Paes de Barros e Maria da Glória Vieira de Barros. Ele foi responsável pela modernização da primeira usina açucareira de Mato Grosso, Itaicy, localizada às margens do Rio Cuiabá, no Município de Barão de Melgaço.

A idéia da exposição surgiu durante uma pesquisa feita pelos historiadores do Arquivo e funcionários do cartório do 1° Ofício. “Analisamos alguns processos, encontramos várias ações impetradas contra o governo após a morte de Totó Paes. As pessoas processavam o Estado por não dar conta de manter o clima de paz. Os documentos registram que as pessoas argumentavam que após o falecimento do governador os casos de saqueamento tornaram-se freqüentes”, explicou Elair Dias.

Antônio Paes de Barros foi presidente do Estado de Mato Grosso, no período de agosto de 1903 a julho de 1906. Em maio de 1906, foi organizada uma sedição armada, dirigida por membros da “Coligação de Mato Grosso”, que formavam, oposição ao governo Totó Paes. Depois de vários atos de rebeliões, praticados em diversos municípios, Antonio Paes de Barros foi derrotado.

“A exposição será muito importante principalmente para os estudantes que irão prestar o vestibular, já que assim poderão saber um pouco mais da história de Mato Grosso”, disse o bisneto de Totó, Névio Pereira Paes de Barros.

A exposição será aberta na segunda-feira (05.07) e vai até dia 09. O material estará exposto das 14h às 17h nas dependências do APMT, na avenida Getúlio Vargas. Outras informações pelo telefone (65) 613-1400.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379012/visualizar/