Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 12:56
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


“O cooperativismo se transformou no mais importante agente de parcerias com governos democráticos, colaborando na construção do caráter econômico do país. Como braço na organização social, o cooperativismo tem sido o grande fomentador de inclusão social e geração de trabalho e oportunidades de renda”, destacou o ministro da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Roberto Rodrigues, ao abrir o ciclo de palestras do V Congresso Brasileiro de Cooperativismo de Crédito (Concred). O evento, que tem como tema “Influências no desenvolvimento econômico do país”, teve início na noite desta quarta-feira (30.06), em Cuiabá, e reúne dirigentes e representantes de cooperativas de crédito de todo do o país.

A abertura do congresso contou com a presença do secretário-chefe da Casa Civil, Joaquim Sucena – que na solenidade representou o governador Blairo Maggi – dos senadores Jonas Pinheiro e Serys Slhessarenko, parlamentares estaduais, além dos presidentes dos sistemas de cooperativas do Brasil, Manoel Messias da Silva e Márcio Lopes de Freitas, e para Mato Grosso, Jadir Girotto.

O evento irá até o dia 02.07 e vai promover debates dos principais assuntos da área e discussão do novo momento do cooperativismo no Brasil, além dos novos rumos do setor para os próximos anos. Ao final do congresso, será elaborada uma carta com uma análise sobre a situação econômica e recomendações estratégicas para o desenvolvimento do país.

O cooperativismo de crédito surgiu em 1844, na Inglaterra, e o Brasil tem atualmente um dos maiores números de cooperativas na América Latina.

O presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras, Márcio Lopes de Freitas, avaliou o crescimento do cooperativismo como um fator positivo no crescimento do país. “Ainda enfrentamos e temos muitos desafios, mas é certo que os crescimentos foram muitos como a responsabilidade social que norteia nossos princípios”, frisou Freitas.

O presidente do Sistema de Cooperativas para Mato Grosso, Jadir Girotto, avaliou que o congresso é a oportunidade de fortalecer o setor, principalmente em Mato Grosso. ”Com responsabilidade e seriedade vamos fomentar o sistema que tanto tem auxiliado no crescimento do país e queremos que nosso Estado seja reconhecido no cenário nacional do cooperativismo”, disse Girotto.

“Mato Grosso passa por um momento muito propício à expansão de setores como o cooperativismo, e isto só é possível em virtude do resgate da credibilidade do Estado. O cooperativismo é um grande parceiro da sociedade, quando por meio dos programas de micro-crédito fomentam as atividades e geram empregos”, ressaltou o secretário de Estado Joaquim Sucena. “Parcerias como as público-privadas podem permitir a construção de Estados mais fortes e uma população com mais qualidade de vida”, destacou Sucena.

Para o ministro Roberto Rodrigues, o sistema de cooperativismo representa a nova vertente no mercado, desde o seu surgimento, porque alia gerência profissional com responsabilidade social. ”Fomenta o bem-estar coletivo, atuando como a terceira via no mercado onde o socialismo falhou e as diferenças do capitalismo não permitiram se sobressaíram. A nova condição do cooperativismo juntou mercado e bem-estar social”, finalizou o ministro.

Após a abertura do evento, os congressistas participaram do lançamento de dois livros sobre cooperativismo e em seguida assistiram a uma apresentação cultural da Companhia de Dança de Mato Grosso.

Participaram da abertura do congresso os senadores Jonas Pinheiro, Serys Slhessarenko, deputado federal Carlos Abicalil, deputados estaduais Zeca D’Ávila, João Malheiros, Nataniel de Jesus; secretário de Defesa Agropecuária Maçao Tadano; secretário de Agricultura de Goiás José Mário Schreiner; secretário-adjunto da Casa Civil Antônio di Kato, além de dirigentes de cooperativas do país.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379118/visualizar/