Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 11:07
Por: Rosi Medeiros

    Imprimir


A governadora em exercício, Iraci França, recebeu nesta quarta-feira (02.06) representantes de Uniões de Associações de Moradores de Bairros de 18 cidades do Estado que estiveram na Capital, comemorando o “Dia Estadual do Movimento Comunitário”. “Nós viemos aqui porque reconhecemos na senhora uma representante autêntica do movimento comunitário. Acompanhamos sua luta pelo desenvolvimento social”, destacou o presidente da Federação Mato-grossense de Associação de Moradores de Bairro (Femab), Walter Arruda.

A governadora destacou a importância dos líderes comunitários como intermediários entre população e os governantes. “A responsabilidade do movimento comunitário é muito grande, porque são vocês que nos informam sobre as necessidades e prioridades dos moradores”, disse.

Iraci França lembrou do empenho do movimento na mobilização da comunidade para participação na elaboração do Plano Plurianual (PPA) 2004/2007, que definiu as ações prioritárias do Governo. “Quando foi elaborado o plano de Governo eles tiveram participação importante, trazendo dados e continuam municiando o Governo com informações de como anda os municípios”, disse a governadora.

As reuniões, para participação popular na elaboração do PPA 2004/2007, foram realizadas em 16 regiões-pólo do Estado e contou com a participação de mais de três mil pessoas, representando 862 entidades, entre associações de bairros, clubes de mães, sindicatos, instituições de ensino, Ongs e prefeituras municipais.

O presidente da Femab solicitou a governadora à renovação do convênio, do Estado com as Associações de Moradores, para que o movimento faça o acompanhamento dos atendimentos e aplicação dos recursos destinados aos Programas de Saúde da Família (PSF) nos municípios. “Eu vou me inteirar sobre o assunto com secretário Estadual de Saúde, Marcos Machado, de como está o andamento desse processo”, disse.

CAMPANHA - Durante a audiência, os líderes comunitários convidaram Iraci a apoiar a Campanha de Agasalho que será realizada pelo movimento, nas 39 cidades do Estado, onde existem as Uniões de Associações de Moradores de Bairros regulamentadas.

“O frio chegou mais cedo neste ano em Mato Grosso e estamos preocupados com as famílias pobres que muitas vezes não tem nem uma camiseta para o filho vestir”, disse o presidente da Femab.

A campanha será lançada no dia 9 de junho no Ginásio de Esportes do CPA, em Cuiabá, conhecido como “ Ginásio Robertão”. O lançamento terá shows de bandas regionais, a entrada será a doação de um agasalho. “Aquela roupa que muitas vezes está sobrando no armário da pessoa, que não usa mais, mas que está faltando para outras pessoas”, enfatizou Arruda.

O gesto de solidariedade também poderá ser repetido por famílias de cidades do interior do Estado. “Nós fizemos parcerias com a Polícia Militar. As pessoas poderão levar o agasalho nos postos da PM, que vão funcionar como postos de arrecadação, e também nas associações de moradores”, informou.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379144/visualizar/