Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 01 de Julho de 2004 às 10:15
Por: Cida Capelassi

    Imprimir


“Ponha sua roupa típica e vá ao arraial do Centro Integrado de Atenção Psicossocial (Ciaps) Adauto Botelho”. É com este ânimo e alegria que a diretora geral do Ciaps, Márcia Arantes da Costa, convida todos os servidores da Saúde, familiares dos usuários do Centro e a população, para participarem da festa julina que acontece no dia 02.07, às 17h no pátio do Centro. Os organizadores do evento estimam uma presença de 300 pessoas.

“É com muita honra que realizamos todos os anos a nossa festa. Temos a nossa quadrilha típica com direito a casamento e tudo. Os nossos pacientes ficam muito ansiosos, no mês de junho, data da realização das festas. Este ano tivemos um atraso no calendário da nossa realização porque estávamos passando por reformas estruturais. Agora está tudo pronto . E vamos realizar a nossa festa, com tudo que temos de direito, muita pipoca, muitos doces e muita alegria”, disse Márcia.

Segundo a diretora, a festa é uma das atividades que o Centro desenvolve para proporcionar integração e interatividade aos usuários, com a sociedade e família. “Muitos acham que as pessoas portadoras de transtornos mentais são perigosas, e não são. São pessoas que possuem distúrbios e necessitam de cuidados especiais e sentem as mesmas necessidades de uma pessoa normal, a de conversar, ver gente nova, dançar, brincar. É justamente isso que proporcionamos com a realização da festa”.

Márcia Arantes informa ainda que os pacientes internos e os usuários do Ciaps desenvolvem várias atividades culturais, artesanais e de terapia de grupo, como meta de integração e ressocialização. “Temos técnicos especializados em ensinar a arte em argila, artesanato. Tudo que produzem fica em exposição no centro. A venda é revertida para o próprio paciente”, disse.

São realizadas atividades terapêuticas com técnicas voltadas para a reintegração social. Uma das técnicas utilizada é a fisioterapia, que ajuda a elevar a auto-estima dos pacientes.

Márcia Arantes diz satisfeita em poder proporcionar um tratamento humanizado e eficiente às pessoas portadoras de distúrbios mentais e comportamentais, cujo objetivo é melhorar e humanizar o atendimento do Ciaps, para todos os usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379160/visualizar/