Repórter News - reporternews.com.br
Sintep culpa modelo pedagógico pelo fracasso do ensino em Mato Grosso
Os resultados do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB) denunciam que o ensino em Mato Grosso varia de crítico a muito crítico. A avaliação do Ministério da Educação (MEC) em parceria com os Estados, divulgada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep/MEC), demonstra que o desempenho dos alunos da 4º série do Ensino Fundamental caiu de 172 para 159 pontos, na língua portuguesa, no período de 1995 a 2003.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso(SINTEP-MT), o grande responsável pela queda é o processo pedagógico que vem sendo desenvolvido na rede pública estadual de Mato Grosso, conhecido como escola ciclada. "O sistema de ciclos ou de fases é um processo imposto pela Secretaria de Estado de Educação. O modelo não foi debatido. Além disso os docentes não foram qualificados", ressalta Júlio César Viana, presidente do SINTEP-MT.
Em matemática, a queda foi de 10,3 pontos. O índice caiu de 180,6 para 170,3 no período.
"Os alunos mato-grossenses que terminam o Ensino Fundamental estão saindo da escola com graves deficiências nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática". A afirmação é da própria Secretaria de Educação ao reconhecer o estado crítico do ensino.
Em Língua Portuguesa são investigadas as habilidades de leitura em textos de gêneros diversos e em níveis de complexidade diferenciados, conforme a série avaliada. Já em matemática as habilidades compreendem a capacidade do estudante para resolver problemas, utilizando-se dos conceitos e das operações da linguagem matemática em suas diversas dimensões, tais como aritmética, geometria, grandezas, medidas e noções de estatísticas. Esses temas são aplicados em graus de dificuldades pertinentes a cada série.
O dirigente sindical explica ainda que outros culpados são a falta de infra-estrutura como bibliotecas, projetos de leitura e equipamentos. Segundo Viana, em plena era da tecnologia o professor ainda gasta 80% do tempo em sala de aula passando a matéria no quadro. Restam apenas 20% para repassar o conhecimento. "Ninguém adquire conhecimento copiando. É necessário que haja debates e explanação por parte do profissional", afirma Viana.
Escola Ciclada - A escola ciclada foi implantada pela Seduc na década de 90. O modelo divide o Ensino Fundamental em três ciclos: Infância; pré-adolescência e adolescência. Os ciclos são subdivididos em três fases cada um e os alunos agrupados de acordo com a idade. A crítica dos educadores está relacionada à forma de avaliação. "Está ocorrendo um baixo critério de avaliação e uma progressão automática. Ao final dos três anos, o professor não tem saída, põe ou põe o aluno no ciclo", criticou o sindicalista.
De acordo com o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso(SINTEP-MT), o grande responsável pela queda é o processo pedagógico que vem sendo desenvolvido na rede pública estadual de Mato Grosso, conhecido como escola ciclada. "O sistema de ciclos ou de fases é um processo imposto pela Secretaria de Estado de Educação. O modelo não foi debatido. Além disso os docentes não foram qualificados", ressalta Júlio César Viana, presidente do SINTEP-MT.
Em matemática, a queda foi de 10,3 pontos. O índice caiu de 180,6 para 170,3 no período.
"Os alunos mato-grossenses que terminam o Ensino Fundamental estão saindo da escola com graves deficiências nas disciplinas de Língua Portuguesa e Matemática". A afirmação é da própria Secretaria de Educação ao reconhecer o estado crítico do ensino.
Em Língua Portuguesa são investigadas as habilidades de leitura em textos de gêneros diversos e em níveis de complexidade diferenciados, conforme a série avaliada. Já em matemática as habilidades compreendem a capacidade do estudante para resolver problemas, utilizando-se dos conceitos e das operações da linguagem matemática em suas diversas dimensões, tais como aritmética, geometria, grandezas, medidas e noções de estatísticas. Esses temas são aplicados em graus de dificuldades pertinentes a cada série.
O dirigente sindical explica ainda que outros culpados são a falta de infra-estrutura como bibliotecas, projetos de leitura e equipamentos. Segundo Viana, em plena era da tecnologia o professor ainda gasta 80% do tempo em sala de aula passando a matéria no quadro. Restam apenas 20% para repassar o conhecimento. "Ninguém adquire conhecimento copiando. É necessário que haja debates e explanação por parte do profissional", afirma Viana.
Escola Ciclada - A escola ciclada foi implantada pela Seduc na década de 90. O modelo divide o Ensino Fundamental em três ciclos: Infância; pré-adolescência e adolescência. Os ciclos são subdivididos em três fases cada um e os alunos agrupados de acordo com a idade. A crítica dos educadores está relacionada à forma de avaliação. "Está ocorrendo um baixo critério de avaliação e uma progressão automática. Ao final dos três anos, o professor não tem saída, põe ou põe o aluno no ciclo", criticou o sindicalista.
Fonte:
Da Assessoria
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379183/visualizar/
Comentários