Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quarta - 30 de Junho de 2004 às 16:17

    Imprimir


Nações Unidas - Os EUA querem que as Nações Unidas imponham um embargo de venda de armas e de viagem às milícias árabes acusadas pela crise humanitária na região de Darfur, no Sudão, onde mais de 1 milhão de pessoas estão desabrigadas. A proposta de resolução do Conselho de Segurança elaborada pelos Estados Unidos não chega a pedir que o governo sudanês seja punido pelo suposto apoio que oferece aos milicianos, conhecidos como Janjaweed.

Não obstante, a resolução declarará que o Conselho está ”determinado a fazer todo o possível para evitar uma catástrofe humanitária, incluindo ações mais aprofundadas, se necessário”. O embaixador filipino Lauro Baja, atual presidente do Conselho de Segurança, disse que a resolução deverá enviar “um forte recado para o governo” do Sudão.

A divulgação do texto coincide com a visita à do secretário de Estado dos EUA, Colin Powell, e do secretário-geral da ONU, Kofi Annan, à capital do Sudão, Cartum, para discutir a crise no Darfur, considerada por agentes das Nações Unidas a mais grave do mundo atualmente.

A proposta de resolução pede que o governo sudanês “cesse todos os ataques militares em Darfur, desarme e neutralize as milícias Janjaweed... proteja os civis... coopere totalmente com todas as organizações de ajuda humanitária”.




Fonte: AP

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379201/visualizar/