Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 29 de Junho de 2004 às 15:53
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Cerca de 120 trabalhadores rurais do município de Lucas do Rio Verde serão capacitados, a partir desta quarta-feira (30.06), para operarem máquinas e implementos agrícolas. O curso faz parte do projeto “Parceria Rural”, que já qualificou em 2004 mais de 400 alunos em quatro municípios do Estado. A abertura do curso será às 8h, no Parque de Exposições da cidade.

O projeto é realizado pela Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec), em parceria com Empaer, INSS, Delegacia Regional do Trabalho (DRT), indústrias de máquinas e implementos agrícolas, prefeituras e sindicatos rurais.

Em Lucas do Rio Verde os alunos contarão com uma modalidade a mais de capacitação. Por meio de uma parceria com a empresa AD, especializada no ramo de agricultura satelital de precisão, os 30 melhores alunos do curso receberão dois dias a mais de treinamento no segmento da agricultura de precisão. De acordo com uma das coordenadoras do curso, a assessora especial Rosamaria Carvalho, os instrutores é que selecionarão os alunos que se destacarem para a capacitação extra.

O cronograma do curso inclui aulas práticas e teóricas, totalizando 80 horas/aulas divididas em sete módulos. O primeiro módulo é teórico e os alunos recebem noções sobre previdência, direito do trabalho e princípios de ética e cidadania. Neste módulo, são executores das aulas a Setec, a DRT e o INSS. O Sine foi o responsável pela seleção dos trabalhadores, os quais terão aulas em período integral, com almoço incluído.

Nos módulos II, III, IV, V e VI, os treinandos são capacitados com aulas práticas e teóricas sobre preparo do solo, plantio, manutenção e operação de tratores, colheita de soja e de algodão. No último módulo, ministrado pela Empaer, serão estudos técnicos.

Quando iniciarem as aulas práticas do curso, os alunos irão operar as máquinas em fazendas da região. “Eles vão fazer a parte prática, na prática, colhendo milho, soja ou algodão”, destacou Rosamaria Carvalho.

As empresas parceiras no projeto são Case New Holand, AGCO Massey Ferguson, Semeato, Valtra, Agritilage Baldan, Araguassu, Jacto, Tatu Marchesan, Solo Vivo Fertilizantes, Neiva Aviação, Jonh Deere, Dymak. Os parceiros são responsáveis pelo fornecimento das máquinas para aulas práticas e pelos instrutores. Além das multinacionais, também são parceiros do projeto os sindicatos rurais e as prefeituras.

Após Lucas do Rio Verde, o curso de operadores de máquinas será executado em Nova Mutum, Porto Alegre do Norte, Água Boa, Barra do Garças, Alto Garças, Itiquira, Cuiabá e Cáceres.

As aulas vão até 10 de julho. No término do curso os treinandos irão responder um questionário formulado pela Setec com o objetivo de avaliar o aprendizado dos alunos e estudar maneiras de aperfeiçoar esta modalidade de parceria, visando integrar o Governo do Estado à empresas privadas e entidades não governamentais, buscando sempre a inclusão social por meio do trabalho.

Além desta avaliação, os alunos também estarão sendo acompanhados por alguns produtores e representantes de empresas com o intuito de empregar aqueles que demonstrarem melhor desempenho durante o curso. “A escassez de mão-de-obra qualificada nesta área é tremenda que o produtor está à caça do trabalhador qualificado. Daí a iniciativa do Governo de Mato Grosso em implementar este projeto, que está sendo destaque no Brasil”, destacou a secretária Terezinha Maggi.

Os alunos também recebem, ao final do curso, uma carta de apresentação assinada pelo governador Blairo Maggi e pela secretária Terezinha Maggi. Na carta está toda carga horária do curso e os módulos nos quais eles foram capacitados. Também há um recado para os empresários: “com a utilização de mão-de-obra com formação básica em operação de máquinas de construção. Sua empresa estará contribuindo com a inclusão social e o resgate da cidadania”.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379313/visualizar/