Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 16:50
Por: Simone Wesley

    Imprimir


Onze servidores da Secretaria de Estado de Saúde (Ses) participam da segunda fase da capacitação com os Doutores Cidadãos para a implantação do Programa Saúde Com Alegria no Estado. O treinamento acontece entre os dias 28 de junho e vai até o dia 1º de julho, no Hotel Veneza ,das 12 às 18h.

Os técnicos da Ses estão sendo preparados pelos Doutores Cidadãos para atuarem dentro de instituições hospitalares com várias atividades artísticas, como por exemplo, músicas, teatro de bonecos, artes plásticas e artes cênicas.

Segundo os responsáveis pelo projeto, Roberto Ravagnari, mas conhecido como Dr. Espaguetti Saracura e o Dr. Raviolli Bem-te-vi (Fellipe Mello) nesta fase de treinamento os servidores vão receber uma cartilha que contem regras sobre como trabalhar nos hospitais. “Vamos unir as habilidades artísticas e profissionais dos técnicos da Ses com o nosso conhecimento dentro dos hospitais, e assim formar uma equipe multidisciplinar com trabalhos diferenciados”, explicou Fellipe Mello.

Fellipe Mello fala ainda que nesta etapa os 11 servidores vão colocar em prática as atividades aprendidas no curso nos Hospitais do Câncer e Pronto Socorro de Cuiabá. Será criada também uma escala de trabalho, onde os servidores serão divididos em grupos de dois e irão duas vezes por semana visitar estas duas instituições hospitalares.

“A idéia deste trabalho é formar os técnicos da saúde como “Amenizadores Hospitalares”, levando uma palavra de conforto e promovendo o exercício da cidadania. “Sorrir é o melhor remédio. Por acreditar e apostar nisso, o nosso objetivo é levar aos funcionários, visitantes, acompanhantes e pacientes internados a possibilidade de receber doses dos mais ‘preciosos remédios’ do mundo: alegria, motivação e informação”, explicou Fellipe Mello.

“Queremos criar um novo modelo de atendimento aos usuários do Sistema Único de Saúde que estão internados. A promoção de atividades educativas e artísticas como a terapia do riso e a da alegria, com certeza vão levar dignidade e qualidade de vida as pessoas”, explicou a coordenadora do Programa Qualidade de Vida no Trabalho, Zuleide Klein .

De acordo ainda com a Coordenadora, a Ses é pioneira quanto instituição de governo em levar tratamento diferenciado para a rede pública de saúde. O Projeto Saúde com Alegria é um convênio firmado entre a SES e Organização da Sociedade Civil de Interesse Pública (OSCIP) Canto Cidadão de São Paulo, mais conhecida como Doutores Cidadãos.

DESCENTRALIZAÇÃO - O ‘Saúde Com Alegria’ será implantado, em Mato Grosso, a partir de julho, nos hospitais Geral, do Câncer, Universitário Julio Muller, Prontos Socorros de Cuiabá e Várzea Grande. Está prevista a implantação do projeto nos Hospitais Regionais de Sorriso, Cáceres, Rondonópolis e Colider, além de outras Unidades hospitalares credenciadas ao Sistema Único de Saúde (SUS).

“Vamos implantar este projeto em todo Mato Grosso. E vamos também despertar a consciência de todos sobre a importância deste trabalho no sentido de acelerar a recuperação das pessoas que estão internadas nas unidades hospitalares”, disse Zuleide Klein.

PALHAÇOS DA ALEGRIA - Na terceira fase do treinamento que acontece entre os dias 26 e 29 de julho, a equipe dos servidores serão treinados para atuarem como palhaços. “Esta etapa engloba a construção do nome do palhaço, a vestimenta, a história de vida do personagem. Tudo exigem técnica e aprendizado. O trabalho que irá ser desenvolvido nos hospitais não é apenas de chegar junto aos pacientes e fazer palhaçadas. As brincadeiras e alegria passam por toda uma dinâmica que envolve teoria e prática”, disse Roberto Ravagnari.

HISTÓRICO - Os Doutores Cidadãos formam um grupo que reúne pessoas que visitam hospitais públicos e filantrópicos de forma voluntária. Estas pessoas dedicam pelo menos três horas semanais visitando unidades de saúde. Atualmente os Doutores Cidadãos desenvolvem suas atividades em 24 hospitais, com um grupo de 65 voluntários de São Paulo. São mais de quatro mil pacientes que recebem visitas mensalmente. O atendimento é gratuito.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379421/visualizar/