Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 28 de Junho de 2004 às 10:26
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


Cerca de 10 mil pessoas moradoras da região do Parque do Lago, em Várzea Grande, foram atendidas pelo mutirão "Cidadania e Segurança Pública", realizado na Escola Estadual Demétrio de Souza, localizada no bairro Maringá I, durante todo o dia de domingo (27.06). Diversos serviços foram prestados às comunidades de 14 bairros que compõem a região. O projeto é coordenado pelas Secretarias de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) e de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) e pelo Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Esta é a quarta ação de cidadania realizada pelos parceiros.

Os moradores dos bairros contaram com uma série de serviços, como emissão de documentos (carteira de trabalho, CPF, identidade), cortes de cabelo, atendimento médico, odontológico e oftalmológico, orientações sobre salário maternidade, aposentadoria, auxílio doença, atendimento jurídico, palestras educativas, coleta de sangue, orientações sobre os direitos do consumidor, acesso à informática.

Além destes serviços foram desenvolvidas diversas atividades de recreação e lazer, como, por exemplo, sorteio de 14 bicicletas doadas pela empresa Brasil Telecom, apresentações artísticas dos talentos das comunidades, pintura e apresentação de vídeos infantis.

A procura pelos serviços começou cedo, desde as 8h, com filas para os atendimentos. De acordo com o presidente do Conselho Comunitário de Segurança da região do grande Cristo Rei, Juarez Leandro da Silva, os bairros que foram beneficiados pela ação são muito carentes, e grande parte da população não tem acesso aos serviços públicos e nem a informações. "Este tipo de projeto é de extrema importância, principalmente para as localidades distantes da região central, pois traz os serviços de cidadania a quem realmente necessita e que não tem condições de acesso", disse Silva.

O estudante Edinilton Pereira Araújo (15) foi até ao mutirão para obter sua primeira carteira de identidade e também de trabalho. "Sem documento você não consegue nada, não consegue emprego, não pode se matricular em lugar nenhum", disse o jovem.

A senhora Adelicia Antônia Silva (38), moradora do Maringá II, levou a filha para ser consultada pelos médicos do exército. "Ela está com umas manchas na pele e eu não tenho condições de levá-la ao médico", afirmou a dona de casa e empregada doméstica que também aproveitou para aferir sua pressão arterial.

Além da Setec, da Sejusp e do INSS, também são parceiros do evento as Secretarias de Esportes e Lazer, de Saúde, de Fazenda, o Lions Clube, o Corpo de Bombeiros, a Cruz Vermelha, a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, a Brasil Telecom, a 13ª Brigada, a City Lar, o Senac, o Sesi, a BPW, a Rede Cemat, a Univag, a Uniodonto, a Unimed, a Anvisa, CVV e o Conselho de Segurança Pública.

Os organizadores da ação confirmaram que a expectativa de atendimento foi superada em virtude do envolvimento da comunidade com o trabalho.

Participaram do mutirão o general de Brigada, Archias Alves de Almeida Neto, o secretário-adjunto de Justiça e Segurança Pública, coronel Orestes de Oliveira, o secretário-adjunto de Gestão da Setec, Jean Estevan, a assessora especial de Trabalho e Emprego, Márcia Gebara, o gerente executivo do INSS, Décio Coutinho, o coordenador de ações da Polícia Comunitária, major Wilson Batista, entre outros parceiros do projeto.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379489/visualizar/