Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sábado - 26 de Junho de 2004 às 18:41

    Imprimir


O Instituto de Defesa Agropecuária (Indea), órgão vinculado à secretaria de Desenvolvimento Rural de Mato Grosso (Seder), irá finalizar na semana que vem o processo de capacitação, nivelamento e atualização de informações nas áreas de atuação do órgão, principalmente, de vigilância sanitária animal e vegetal.

De segunda-feira (28/06) a quarta-feira (30/06), 78 técnicos e responsáveis pelos 14 postos de fiscalização do Estado irão receber dados sobre as últimas alterações na legislação do setor e sobre o controle do foco de febre aftosa registrado em Monte Alegre, no Estado do Pará, na semana passada, a cerca de 700 km da fronteira com Mato Grosso. A primeira turma, formada por 68 fiscais, passou pelo processo de capacitação no início desta semana.

Os técnicos são responsáveis pela fiscalização de todos os produtos de origem animal e vegetal em sete postos na fronteira de Mato Grosso e em outros sete que monitoram o trânsito interno no Estado. A fiscalização nos postos de Indea é uma das principais atividades do órgão, e é vital para a manutenção do status do Estado como área livre de febre aftosa com vacinação, desde janeiro de 1996. Além do alerta máximo, quanto ao trânsito de animais, os técnicos também terão que ficar atentos à certificação do gado de acordo com as novas normas do Sistema Brasileiro de Identificação e Certificação de Origem Bovina e Bubalina (Sisbov).

REFORÇO – A partir do mês de agosto, mais 66 técnicos serão contratados pela Associação de Produtores de Sementes de Mato Grosso (Aprosmat) e colocados à disposição do Indea e da Secretaria de Estado de Fazenda. Os técnicos irão intensificar a fiscalização da entrada de sementes e grãos e realizar o pré-teste para identificação de organismos geneticamente modificados, os chamados transgênicos, nos Postos Fiscais. Os contratados também receberão treinamento no Indea antes de entrar em ação.




Fonte: Assessoria/Indea

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379534/visualizar/