Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Sexta - 25 de Junho de 2004 às 19:26

    Imprimir


Na sua terceira expedição, o barco Sinuelo, do Departamento de Pesca da Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE), capturou sete tubarões, três da espécie tigre, um galha preta (que é da mesma família do cabeça-chata, responsável pelos ataques a banhistas na Costa pernambucana) e três flamengos. A embarcação aportou, hoje pela manhã, no Cabanga Iate Clube, no Recife, depois de cinco dias explorando uma área que vai do Pontal de Candeias ao Hospital da Aeronáutica, no bairro de Piedade, em Jaboatão dos Guararapes, na Região Metropolitana do Recife (RMR).

Segundo o coordenador do Comitê Estadual de Prevenção e Monitoramento de Incidentes com Tubarões, Fábio Hazin, a exploração foi uma das mais bem sucedidas, pois conseguiu aprisionar uma espécie que se assemelha às que vêm atacando no Litoral pernambucano, já que, nas duas expedições anteriores, foram capturados apenas tubarões lixa e flamengo, espécies que não atacam seres humanos.

"O resultado foi muito positivo, pois o tubarão galha preta - do mesmo gênero do cabeça-chata (Carcharhinus limbatus)-, que capturamos, é o que mais ataca na Flórida, podendo-se encontrar ligação entre os que atacam aqui", disse.

Os tubarões tigre pescados possuem cerca de um metro de comprimento, enquanto o galha preta tem o dobro do tamanho. Eles foram aprisionados num trecho que vai de um a dois mil metros da orla e que tem 12 metros de profundidade. Três pesquisadores e quatro tripulantes foram os responsáveis pela operação.

Os animais foram levados para a UFRPE, onde vai ser estudado o estado sexual, hábitos alimentares, entre outras características. Só este ano, já foram registrados cinco ataques nas praias da Região Metropolitana do Recife, com duas vítimas fatais. Nos últimos doze anos, o corpo de bombeiros registrou 48 ocorrências, com 16 mortos, em Pernambuco.




Fonte: Agência Nordeste

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379593/visualizar/