Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quarta - 23 de Junho de 2004 às 18:41

    Imprimir


O corpo do ex-governador Leonel Brizola já está sendo velado no Palácio Piratini, a sede do Governo Gaúcho, após um cortejo fúnebre pelas ruas de Porto Alegre que durou uma hora dezessete minutos. O caixão foi retirado do carro do Corpo de Bombeiros e levado para o salão Negrinho do Pastoreio, onde foi executado o Hino Brasileiro, a música "Querência Amanda" e o Hino Riograndense.

Durante o velório, somente os familiares e amigos íntimos ficarão próximos ao caixão. Uma área de segurança foi isolada para manter o público a certa distância do caixão.

Diversas autoridades, políticos e militantes do PDT lotam o Palácio Piratini. O ministro do Desenvolvimento Agrário Miguel Rossetto disse que Brizola "era um cidadão gaúcho-brasileiro que deixou marca na minha geração". "Minha presença é uma homenagem a sua história."

Já o ministro da Educação, Tarso Genro disse que o momento não é para falar de política e sim, de reverenciar um grande político que prestou relevantes serviços ao País.

O prefeito de Porto Alegre, João Verle, informou que a prefeitura vai homenagear o líder trabalhista denominando o novo viaduto da Terceira Perimetral, que será construído sobre a Avenida Farrapos, com o nome de Leonel de Moura Brizola. Também acompanha o velório o senador pelo PMDB do RS, Pedro Simon.

Após o corpo ser recebido pelo governador em exercício do estado do Rio Grande do Sul, Antonio Holdfeldt, ele seguiu pelas ruas sobre um veículo do Corpo de Bombeiros. Cerca de 200 carros seguiram o corpo. A Empresa Pública de Transporte e Circulação (EPTC), controlou o trânsito e desbloqueou as vias da cidade para o cortejo. Veja aqui como será o cortejo.

Mais de 300 policiais militares fizeram a segurança no trajeto do Aeroporto Salgado Filho ao Palácio Piratini. Bombeiros, 20 batedores e 30 policiais do Regimento de Cavalaria Bento Gonçalves, além de cavalarianos farão a escolta do caixão.

Cerca de 5 mil pessoas portando faixas, cartazes, velas e bandeiras se concentram em frente ao Palácio. Eles passaram a noite na frente do prédio e escreveram no asfalto da rua a frase "Brizola Vive".

Muitos ônibus com militantes do PDT chegaram do interior do Estado para as homenagens ao líder pedetista. Dezenas de coroas de flores estão chegando ao Piratini enviadas por partidos políticos e admiradores do "velho caudilho". O presidente da Assembléia do Estado, Vieira da Cunha (PDT), que estava em missão governamental na China, chegou hoje à capital para acompanhar o funeral.

O PDT fretou quatros aviões para a vinda de seus integrantes ao Rio Grande do Sul. O vice-presidente da República, José Alencar, deve chegar a Porto Alegre por volta das 8h da manhã desta quinta-feira. Também confirmaram presença governadores de outros Estados e o presidente do Supremo Tribnal Federal, Nélson Jobim.

Chuva em São Borja pode atrasar enterro

Chove forte, hoje, na cidade de São Borja onde o corpo de Brizola será enterrado após o velório. Caso as condições climáticas continuem adversas o avião que transportará o corpo do líder pedetista para São Borja poderá pousar no aeroporto de Santo Ângelo e seguir até São Borja de carro, o que atrasaria o enterro.

De acordo com informações da Rádio Gaúcha a rede hoteleira de São Borja está lotada. A rádio informou também que só haverá cortejo em São Borja caso não esteja chovendo na cidade.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379708/visualizar/