Repórter News - reporternews.com.br
Empresa lança edital para seleção de projetos na área de turismo
A Incubadora de Empresas de Turismo (Intur) lançou, nesta terça-feira (22.06), durante a reunião do Fórum de Turismo de Cuiabá, o segundo edital para a seleção de empresas interessadas em incubar projetos inovadores no setor. A novidade deste edital é a abertura de vagas para empresas não situadas em municípios com potencial turístico em Mato Grosso.
A instalação da Intur foi feita por meio de uma parceria entre secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur), Sebrae/MT, Associação de Brasileira de Bacharéis de Turismo (ABBTUR) e Unirondon. A Intur é a primeira empresa do setor do país, já tendo três empresas incubadas apresentando resultados concretos no desenvolvimento de serviços e produtos na área, a iniciativa.
O desempenho dos primeiros incubados foi apresentado aos representantes do trade turístico que fazem parte do Fórum. A Intur tem como base a oferta da estrutura física, administrativa e técnica e a articulação e divulgação dos empreendimentos.
Como parceira da Intur, a Sedtur acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Incubadora, sediada no campus da Unirondon, mas aponta a necessidade de fortalecer ainda mais a iniciativa. “A Incubadora foi uma das coisas mais importantes paro o turismo em Mato Grosso, em todos os tempos. É uma câmara de eco, onde as coisas acontecem e tem um papel vital para o setor”, ressaltou o Superintendente de Fomento da Sedtur, Samuel Lemes.
“As Faculdades Integradas Cândido Rondon têm tido um papel importantíssimo na formação de mão-de-obra para o setor”, informou Lemes que na ocasião estava representando o governo do Estado, lembrando que esta capacitação vem de encontro ao projeto do governador Blairo Maggi em transformar Mato Grosso em pólo do agronegócio na América Latina.
Para o secretário de Industria, Comércio e Turismo de Cuiabá, Ilson Sanches, a incubadora dá ao turismo uma visão mais profissional aos empreendimentos comerciais. “Temos que ampliar esta visão e mostrar que Cuiabá é uma referência. O que acontece aqui repercute no interior e na região Centro-oeste, agora temos que trabalhar esta divulgação na nação e no Mercosul”, salientou Sanches.
PRIMEIROS RESULTADOS- A produção de um dos lançamentos da Pak- Treinamentos Multimídia em Turismo, uma das três empresas incubadas na Intur, está sendo negociada com a Sedtur, segundo o coordenador do Fórum de Turismo de Cuiabá, José Humberto Falcão. O Fórum Estadual de Turismo encaminhou à Secretaria uma proposta para a edição de 150 mil unidades do CD Card idealizado pela PAK, com dados do potencial turístico de Mato Grosso.
Além da empresa na área de informática, a Intur também abriga as empresas de intercâmbios culturais Saci-pererê Ltda, e a de eventos, MT Solution- Eventos Corporativos.
A Saci-pererê tem como objetivo fomentar o intercâmbio cultural, estágios remunerados em mais de 70 países, a graduação e pós-graduação no exterior, o turismo de aventura e guias de viagens, entre outros serviços, destacando os potenciais local, estadual e regional. A empresa faz parte da rede Central de Intercâmbios (CI), instituição que enviou mais de 13 mil estudantes brasileiros para outros países.
Para os incubados, os resultados obtidos na Intur são positivos. “Estamos satisfeitos, a Intur tem sido fundamental para o início da empresa. A todo momento temos o suporte administrativo do Sebrae, e na Unirondon estamos próximos do corpo docente de várias áreas e do nosso público alvo, os acadêmicos,” garantiu um dos diretores da Saci-pererê, Marcus Vinícius Wagner.
A proprietária da PAK, Patrícia Cristiane de Souza, disse que o contato com o trade turístico viabilizado pela Intur é uma das vantagens do incubado. “Tenho toda a assistência administrativa, empresarial e financeira dos parceiros. Estou aprendendo a gerenciar o negócio. A Intur também me ajuda na articulação de possíveis clientes. Não poderia ser melhor”, reforçou a empresária.
A gerente da Incubadora, Rita Amato, disse que na seleção de uma nova empresa, neste segundo edital, serão priorizados projetos na área de consultoria, marketing, pesquisa e guia de turismo. “São áreas que não irão concorrer com os projetos já incubados” considerou a gerente.
O segundo edital da Intur poderá ser retirado até do dia 2 de agosto de 2004, mesmo prazo para a pré-seleção das propostas. A divulgação das empresas selecionadas será no dia 6 de agosto e, em seguida, o interessado passa por um curso de Gestão de Empreendimentos para o Turismo.
O prazo para a apresentação do Plano de Negócios vai até o dia 20 de setembro, dez dias depois será divulgado o projeto que será incubado como residente e os quatro não residentes.
A instalação da Intur foi feita por meio de uma parceria entre secretaria de Desenvolvimento do Turismo de MT (Sedtur), Sebrae/MT, Associação de Brasileira de Bacharéis de Turismo (ABBTUR) e Unirondon. A Intur é a primeira empresa do setor do país, já tendo três empresas incubadas apresentando resultados concretos no desenvolvimento de serviços e produtos na área, a iniciativa.
O desempenho dos primeiros incubados foi apresentado aos representantes do trade turístico que fazem parte do Fórum. A Intur tem como base a oferta da estrutura física, administrativa e técnica e a articulação e divulgação dos empreendimentos.
Como parceira da Intur, a Sedtur acredita no trabalho que vem sendo desenvolvido pela Incubadora, sediada no campus da Unirondon, mas aponta a necessidade de fortalecer ainda mais a iniciativa. “A Incubadora foi uma das coisas mais importantes paro o turismo em Mato Grosso, em todos os tempos. É uma câmara de eco, onde as coisas acontecem e tem um papel vital para o setor”, ressaltou o Superintendente de Fomento da Sedtur, Samuel Lemes.
“As Faculdades Integradas Cândido Rondon têm tido um papel importantíssimo na formação de mão-de-obra para o setor”, informou Lemes que na ocasião estava representando o governo do Estado, lembrando que esta capacitação vem de encontro ao projeto do governador Blairo Maggi em transformar Mato Grosso em pólo do agronegócio na América Latina.
Para o secretário de Industria, Comércio e Turismo de Cuiabá, Ilson Sanches, a incubadora dá ao turismo uma visão mais profissional aos empreendimentos comerciais. “Temos que ampliar esta visão e mostrar que Cuiabá é uma referência. O que acontece aqui repercute no interior e na região Centro-oeste, agora temos que trabalhar esta divulgação na nação e no Mercosul”, salientou Sanches.
PRIMEIROS RESULTADOS- A produção de um dos lançamentos da Pak- Treinamentos Multimídia em Turismo, uma das três empresas incubadas na Intur, está sendo negociada com a Sedtur, segundo o coordenador do Fórum de Turismo de Cuiabá, José Humberto Falcão. O Fórum Estadual de Turismo encaminhou à Secretaria uma proposta para a edição de 150 mil unidades do CD Card idealizado pela PAK, com dados do potencial turístico de Mato Grosso.
Além da empresa na área de informática, a Intur também abriga as empresas de intercâmbios culturais Saci-pererê Ltda, e a de eventos, MT Solution- Eventos Corporativos.
A Saci-pererê tem como objetivo fomentar o intercâmbio cultural, estágios remunerados em mais de 70 países, a graduação e pós-graduação no exterior, o turismo de aventura e guias de viagens, entre outros serviços, destacando os potenciais local, estadual e regional. A empresa faz parte da rede Central de Intercâmbios (CI), instituição que enviou mais de 13 mil estudantes brasileiros para outros países.
Para os incubados, os resultados obtidos na Intur são positivos. “Estamos satisfeitos, a Intur tem sido fundamental para o início da empresa. A todo momento temos o suporte administrativo do Sebrae, e na Unirondon estamos próximos do corpo docente de várias áreas e do nosso público alvo, os acadêmicos,” garantiu um dos diretores da Saci-pererê, Marcus Vinícius Wagner.
A proprietária da PAK, Patrícia Cristiane de Souza, disse que o contato com o trade turístico viabilizado pela Intur é uma das vantagens do incubado. “Tenho toda a assistência administrativa, empresarial e financeira dos parceiros. Estou aprendendo a gerenciar o negócio. A Intur também me ajuda na articulação de possíveis clientes. Não poderia ser melhor”, reforçou a empresária.
A gerente da Incubadora, Rita Amato, disse que na seleção de uma nova empresa, neste segundo edital, serão priorizados projetos na área de consultoria, marketing, pesquisa e guia de turismo. “São áreas que não irão concorrer com os projetos já incubados” considerou a gerente.
O segundo edital da Intur poderá ser retirado até do dia 2 de agosto de 2004, mesmo prazo para a pré-seleção das propostas. A divulgação das empresas selecionadas será no dia 6 de agosto e, em seguida, o interessado passa por um curso de Gestão de Empreendimentos para o Turismo.
O prazo para a apresentação do Plano de Negócios vai até o dia 20 de setembro, dez dias depois será divulgado o projeto que será incubado como residente e os quatro não residentes.
Fonte:
Secom-MT
URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379760/visualizar/
Comentários