Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Terça - 22 de Junho de 2004 às 19:35
Por: D'Laila Borges

    Imprimir


A visita técnica à uma propriedade rural realizada nesta terça-feira (22.06), marcou o encerramento das atividades do Seminário de Turismo Rural e Ecoturismo, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento do Turismo em Chapada dos Guimarães.

Parte da programação do 20º Festival de Inverno, o evento, além de proporcionar aos participantes a averiguação in loco da funcionalidade da atividade turística que ocorre no âmbito de uma propriedade rural, apresentou, por meio de palestras, uma opção de aproveitamento das potencialidades existentes no entorno do Parque Nacional de Chapada e Lago do Manso.

A propriedade visitada foi a Pousada do Parque - localizada a 15 km da cidade de Chapada dos Guimarães - que há alguns anos foi transformada em um local para a prática de Turismo Rural na Agricultura Familiar (TRAF), uma atividade que tem como princípios: ser um turismo ambientalmente correto e socialmente justo; oferecer produtos locais; incentivar a diversificação da produção e propiciar a comercialização direta pelo agricultor; contribuir para a revitalização do território rural, resgatando e mantendo a auto-estima dos agricultores familiares.

Os participantes do Seminário de Turismo Rural e Ecoturismo puderam ver na prática que o TRAF deve ser complementar às demais atividades da unidade de produção familiar, proporcionando a boa convivência entre visitante e família rural, estimulando o desenvolvimento da agro-ecologia, desenvolvendo-se de forma associativa e organizada no território.

“A criação de políticas públicas para esta atividade foi pensada em decorrência da constatação da exploração de uma série de produtos turísticos por parte das unidades rurais a partir do modo de viver no campo”, informa Geraldo Donizete Lúcio, coordenador da Rede TRAF em MT, acrescentando que o turismo rural geralmente é baseado na oferta de atividades de lazer, demonstração tecnológica, comercialização de produtos, serviços e patrimônio cultural.

O seminário reuniu estudantes, entidades governamentais e não governamentais produtores rurais, empreendedores de turismo e comunidade em geral.

PALESTRAS – O coordenador nacional da Rede TRAF, Ednei Bueno Nascimento, apresentou algumas propostas de desenvolvimento do turismo rural nas propriedades no entorno do Parque Nacional de Chapada e Lago do Manso.

Ele também lembrou o ano de 1995, data em que o TRAF começou a ser trabalhado entre diversos organismos no Brasil. “Tudo começou porque precisávamos de uma forma de fomentar o turismo junto ao produtor rural, já que tínhamos descoberto que esse produtor não estava ganhando dinheiro só com a agricultura”, conta Ednei, acrescentando que a venda de artesanatos e os incentivos do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), deram um grande impulso à implantação da Rede TRAF, que vem articulando desde então a atividade no país.

Além do turismo rural, o público presente foi agraciado com palestras sobre o Programa Nacional de Meio Ambiente II (PNMA II), ministrada pela técnica da Fundação Estadual do Meio Ambiente (FEMA), Alcilene Freitas de Souza; Programa de Desenvolvimento do Ecoturismo na Amazônia Legal (Proecotur), ministrada pelo Superintendente de Fomento da Sedtur, Samuel Lemes; Projeto Pantanal, que foi dada por seu Consultor de Desenvolvimento Regional, Sebastião Caetano de Freitas e Ecoturismo com Ênfase em Turismo de Aventura e Geologia, ministrada por Valéria Bechara, da Universidade Federal do Paraná.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379783/visualizar/