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Tecnologia
Terça - 22 de Junho de 2004 às 12:00

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Um grupo de 145 empresas de tecnologia de todo o mundo planeja anunciar hoje uma aliança para apoiar o desenvolvimento de computadores, produtos eletrônicos domésticos e aparelhos móveis capazes de compartilhar conteúdo digital. O grupo, que será conhecido como Digital Living Network Alliance, planeja promover o desenvolvimento do mercado incipiente de aparelhos capazes de distribuir e compartilhar música, filmes, e programas de televisão facilmente, por toda a extensão da casa.

A aliança publicará normas quanto à fabricação de bens eletrônicos de consumo padronizados, e estabelecerá um selo de aprovação para os produtos que seguirem essa orientação. Um logotipo para os produtos certificados estará disponível a partir do começo do ano que vem.

Detalhes sobre a iniciativa serão revelados durante uma entrevista coletiva a ser realizada hoje. Um primeiro vislumbre dos planos do grupo surgiu ontem, no novo site da organização. A criação da aliança surge exatamente um ano depois que a Intel e a Sony se uniram para promover uma visão comum para os bens eletrônicos de consumo.

A organização criada pelas duas empresas, que elas chamaram de Digital Home Working Group, manteve-se informal, mas conseguiu rápida expansão, à medida que as companhias passavam a procurar maneiras de explorar o interesse crescente em conteúdo digital, como música e vídeos, para uso doméstico. "Compreendemos muito rápido que se todo mundo fabricasse produtos de padrão próprio, perderíamos uma grande oportunidade", disse Bob Gregory, um executivo da Intel que é membro do conselho da aliança.

A despeito dos sucessos iniciais com players portáteis de música que se conectam a computadores domésticos, a idéia de uma "casa digital", muito promovida por empresas como a Intel, em geral se provou uma miragem.

Menos de 6% dos domicílios conectados à Internet têm aparelhos de som ou consoles de videogame integrados a uma rede doméstica de computadores, de acordo com pesquisa do Diffusion Group, empresa de pesquisa de mercado e consultoria sediada em Plano, Texas.

O grupo é formado empresas rivais. Entre os membros estão Microsoft e Nokia, que travam uma batalha para o desenvolvimento de softwares para celulares, e IBM e Hewlett-Packard, ferozes competidoras do mercado de computação. Ao concordarem em padrões, logotipo e no apoio a eventos para testes de equipamentos de várias marcas, o grupo espera criar uma importante oportunidade para todos os seus associados.




Fonte: Reuters

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