Repórter News - reporternews.com.br
Politica MT
Quinta - 25 de Outubro de 2012 às 11:24
Por: Aline Dessbesell

    Imprimir


Passado mais de um ano da sessão que autorizou a Prefeitura de Sorriso a financiar R$ 808 mil para a compra de computadores, os vereadores voltaram a cobrar explicações sobre o projeto. Até agora, nenhum aparelho eletrônico foi entregue aos alunos.

 

Na última sessão, na segunda-feira (22.10), o líder da bancada de oposição, Luis Fabio Marchioro (PDT) , apresentou um requerimento que pede informações ao prefeito, Chicão Bedin (PMDB), e a secretária de Educação, Avanice Zanatta, referente à compra de computadores portáteis do Programa Um Computador Por Aluno (Prouca).  

 

“A Câmara fez questão de aprovar, em 14 de setembro de 2011, o projeto que autorizava o financiamento para a compra dos notebooks aos alunos das escolas públicas. Mas passado um ano, eu e com certeza todos os vereadores querem saber, onde estão estes aparelhos, anunciados e esperados pelos nossos alunos?”, questionou o vereador em tribuna.

 

O valor a ser financiado através do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) seria utilizado na aquisição de 2.350 computadores portáteis. A compra seria selecionada por meio de pregão eletrônico para registro de preços realizado pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE). O prazo total para pagamento ficou fixado em 36 meses.

 

No entanto, por meio da assessoria de comunicação, o BNDES, informou ontem (24.10) que não há nenhum pedido de financiamento para a compra dos eletrônicos referente ao município de Sorriso.

 

PROUCA

 

O Prouca, conforme Ministério de Educação (MEC), é um programa pelo qual estados, municípios e o Distrito Federal podem adquirir computadores portáteis novos para uso das suas redes públicas de educação básica.

 

Entretanto, no site do FNDE (www.fnde.gov.br), consta que para adquirir computadores por meio do programa é necessário aguardar nova Ata de Registro de Preço a ser divulgado no site do FNDE. O órgão, vinculado ao MEC, informa ainda que os pregões são disponibilizados no site do FNDE em Adesão a Registro de Preços.

 

Nos casos quando ainda não houve liberação do financiamento, a informação do Fundo é de clara. “O FNDE não está mais fazendo convênios, nem liberação de recursos para o PROUCA. A maior dúvida é saber se ainda existe o programa PROUCA ou se foi apenas suspenso, até mesmo porque há um tempo em que não recebemos ligações referente ao assunto”.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/37989/visualizar/