Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Terça - 22 de Junho de 2004 às 10:02

    Imprimir


O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Jonh Kerry, tem oito pontos de vantagem sobre o presidente George W. Bush, revela uma pesquisa ABC/The Washington Post publicada hoje. Kerry tem 53% das intenções de voto, contra 45% para Bush em uma eleição sem um terceiro candidato. Com a entrada do independente Ralph Nader, defensor dos consumidores, o democrata cai para 48%, Bush fica com 44% e Nader, com 6%.

A difícil situação no Iraque está afetando diretamente a popularidade do presidente republicano, que tentará a reeleição em novembro próximo. Hoje, ele conta com 47% de aprovação, contra 51% de desaprovação.

A pesquisa revela ainda que pela primeira vez desde a invasão do Iraque, a maioria dos americanos (52%) considera que a campanha militar dos Estados Unidos no território iraquiano não vale a pena. Entre os entrevistados, 71% qualificam de inaceitável o número de vítimas americanas da guerra, que ultrapassa os 800 mortos, enquanto 47% estimam que a guerra vale a pena.

O jornal cita conselheiros dos dois comitês de campanha, que afirmam que as conclusões dos eleitores sobre Bush e o Iraque terão uma importância decisiva no resultado das eleições, nos quais também se renovará parcialmente o Congresso. O jornal acrescenta que a mudança é potencialmente importante pelo fato de que, até agora, Bush tinha recebido melhores qualificações que o senador por Massachusetts em sua luta contra o terrorismo.

A pesquisa indica que a aprovação para Bush no campo da economia e do Iraque aumentou levemente no mês passado, mas sua aprovação geral segue em menos de 50%.

A pesquisa, que entrevistou 1.201 adultos por telefone, foi feita pelo instituto TNS, de 17 a 20 de junho.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379893/visualizar/