Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Terça - 22 de Junho de 2004 às 08:22

    Imprimir


Brasília - O presidente Luiz Inácio Lula decretou luto oficial de três dias pela morte do presidente nacional do PDT e ex-governador do Rio Grande do Sul e do Rio de Janeiro, Leonel Brizola, ocorrida nesta segunda-feira à noite em um hospital da zona suil do Rio. Brizola tinha 82 anos e foi internado para fazer exames com o objetivo de detectar a causa de um processo infeccioso. De acordo com a sua assessoria, após os exames Brizola sofreu uma crise respiratória. O presidente da Câmara dos Deputados João Paulo Cunha (PT-SP), confirmou que a medida provisória do salário mínimo não mais será votada nesta terça-feira pelo plenário da Casa, em função da morte do ex-governador. Ele lamentou a morte de Brizola e disse que recebeu a notícia "com muita tristeza".

O ministro da Integração Nacional, Ciro Gomes, declarou-se "consternado" com a morte de Brizola. Ciro lembrou que o ex-líder do PDT foi seu aliado no primeiro turno da campanha presidencial de 2002. "O Brasil perde um grande patriota, e eu perco um grande amigo", afirmou Ciro, lembrando a história política de Brizola.

Já o presidente do PT, José Genoino, lembrou que, na campanha presidencial de 1989, 1998 e no segundo turno da campanha de 2002, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva foi apoiado por Leonel Brizola. "As últimas divergências que tivemos não alteram nossa consideração, nosso respeito pela figura de Brizola", declarou Genoino.

Em São Paulo, o ex-prefeito Paulo Maluf (PP), pré-candidato a prefeito de São Paulo destacou que Brizola “era um homem um homem de grande perseverança que vai fazer falta na política brasileira."

O ministro dos Transportes, Alfredo Nascimento, também lamentou a morte do ex-governador do Rio e disse que a notícia lhe trouxe “lembranças muito agradáveis da convivência que tivemos quando fui prefeito de Manaus”. Para Nascimento, “Brizola foi o maior patriota de sua geração e uma das principais lideranças da política brasileira”.

O presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Nelson Jobim, também destacou a importância do ex-governador na vida política brasileira. “Brizola foi uma pessoa de importância incontestável na história recente do País. Um político controverso que, muitas vezes, se alimentava de polêmica e teve papel destacado no processo de redemocratização do País," ressaltou Jobim.




Fonte: Estadão.com

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379921/visualizar/