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Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 17:30
Por: Rafaela Maximiano

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O Procon-MT, superintendência da Secretaria de Estado de Trabalho, Emprego e Cidadania, participou, nesta sexta-feira (18.06), do o 5º Seminário Febraban de Atendimento Bancário, em São Paulo. Durante o evento, foram debatidas questões associadas à qualidade do atendimento e dos serviços bancários no país, em benefício de clientes e consumidores.

O tema central foi Respeito ao Consumidor Bancário, com foco nos seguintes subtemas: excelência no atendimento ao cliente, qualidade na prestação de serviços e responsabilidade social nas relações de consumo.

De acordo com o chefe do Núcleo de Fiscalização do Procon, Ivo Vinícius Firmo, participante do evento, uma das novidades foi que esses assuntos foram previamente discutidos em workshops e os resultados apresentados ainda durante o evento.

”Os órgãos de defesa do consumidor puderam apresentar materiais educativos sobre consumo, proporcionar aos participantes do evento o conhecimento das principais causas de registros de reclamações e denúncias, além de contribuir para o atendimento prestado nas agências das instituições financeiras”, informou Ivo Firmo.

De acordo com as informações trazidas pelo participante do Procon-MT no evento os bancos brasileiros trabalham em um mercado de alta competitividade, onde a satisfação do cliente é a chave do sucesso.

“O Brasil tem hoje um dos sistemas financeiros mais evoluídos do mundo, cuja solidez vem sendo um trunfo para o país assegurar a confiança dos investidores, sejam internos ou externos, e dos organismos internacionais. Nesse contexto o cumprimento da legislação consumerista é indispensável para alcançar a confiabilidade que uma empresa séria – seja uma instituição financeira ou não - precise”, lembrou Ivo Firmo.

Outro ponto analisado nos workshops foram as reclamações nos órgãos de defesa do consumidor. “Em decorrência de 71,5 milhões de contas correntes e o número em torno de 23 bilhões e meio de transações entre depósitos, empréstimos, pagamentos e recebimentos de todos os tipos de contas, transferências e aplicações financeiras, é inevitável os problemas sobre o sistema”, declarou.

O cumprimento do Código de Defesa do Consumidor (CDC) enfocando a cidadania também foi discutido. “Bancos e Procon’s de todo o país se comprometeram a buscar o respeito ao consumidor através da educação para o consumo”, respondeu o chefe da fiscalização.

Participaram do evento Márcio Cypriano, presidente da Febraban; Henrique de Campos Meirelles, presidente do Banco Central do Brasil; Ricardo Morishita Wada, diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor, do Ministério da Justiça; Alfredo Pires de Castro, consultor e sócio da MOT - Mudanças Organizacionais e Treinamento; Gustavo J. Marrone C. Sampaio, diretor da Fundação Procon-SP; Iberê Arco e Flexa, professor da FGV-SP; Gerson Bonani, secretário de Relações Institucionais do BC e Paulo Durval Branco, consultor e sócio da Ekobé Educação e Consultoria.




Fonte: Secom - MT

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