Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 13:23
Por: André Michels

    Imprimir


O general Jorge Armando Félix, ministro chefe do Gabinete Institucional da Presidência da República, disse nesta sexta-feira (18.06) que o Exército atuará de forma ostensiva na fronteira com a Bolívia, se houver aval do Congresso Nacional. A afirmação foi feita logo após a abertura da 6ª Semana Nacional Antidrogas (18 a 26), que aconteceu no Palácio do Planalto, em Brasília e contou com a participação do presidente do Departamento Estadual de Trânsito, Moisés Sachetti.

De acordo com o ministro, a Polícia Federal está estendendo sua rede de proteção, a chamada Operação Cobra, por toda fronteira brasileira e certamente chegará a Mato Grosso. A operação está em andamento na região Norte e, segundo o general, já apreendeu dois mil quilos de maconha.

Questionado sobre a atuação do Exército na fronteira de Mato Grosso com a Bolívia, o ministro afirmou que, por enquanto, a instituição está apenas dando apoio logístico. “O projeto já está no Congresso e depende da decisão dos parlamentares para o Exército, eventualmente participar de forma mais ativa”, diz o ministro.

Esta é uma reivindicação antiga de Mato Grosso e reiterada pelo governador Blairo Maggi. O Estado possui 700 quilômetros de fronteira seca com a Bolívia, o que o torna um dos principais corredores de entrada de drogas no país.

A maior parte da droga segue para os grandes centros, como São Paulo e Rio de Janeiro, mas o pouco que fica em Mato Grosso, principalmente em Cuiabá, já é suficiente para desencadear o quadro de violência por que passa a Capital. A cidade registra quase 30 homicídios por mês, a maioria motivada pelo tráfico ou consumo de drogas.

Para o assessor Internacional da Secretaria Nacional Antidrogas da Presidência da República, Luis Ivaldo Villafañe, a saída está na educação. “Temos que convencer as pessoas a não usar drogas e colocá-las a par dos riscos e das conseqüências do consumo”. Ele compara o trabalho feito, em longo prazo, em relação ao cigarro que teve o consumo reduzido em 43% no país, entre 1970 e 1998.

Mas do ponto de vista do assessor, o maior problema é com relação ao consumo de álcool, uma droga barata e acessível que, segundo pesquisas do Ministério da Saúde, vem se tornando o grande problema de saúde pública no país. “A bebida é responsável por acidentes de trânsito, violência doméstica, brigas de casais e boa parte das mortes”, destaca Villafãne.

CAMPANHA ESTADUAL - O Detran de Mato Grosso, em parceria com o Conselho Nacional de Entorpecentes (Conen), abriu a Semana Estadual Antidrogras, na última quarta-feira e está promovendo blitz educativas em ruas e avenidas da Capital e do Interior, além de palestras nas escolas. Na Grande Cuiabá, segundo a Delegacia Especializada de Delitos de Trânsito, álcool e drogas estão presentes em 65% das ocorrências.

Em 2002 foram registradas 250 mortes no trânsito, em Cuiabá e Várzea Grande. No ano passado foram 190. Comparado aos números de 2002, houve uma redução de cerca de 20%, em função de uma série de ações educativas.

Segundo o presidente do Detran, Moisés Sacchetti, a meta é reduzir ainda mais os números este ano. “Temos que reduzir em pelo menos 30% os índices do Estado, mas não depende apenas do órgão, é preciso o envolvimento de toda a sociedade”, conclama.

O trabalho desenvolvido pelo Detran de Mato Grosso foi reconhecido em nível nacional nesta semana, durante a abertura da Semana Nacional Antidrogas, em Brasília.

Sacchetti e outras 50 pessoas foram homenageadas com o Diploma de Mérito Pela Valorização da Vida, oferecido pela Secretaria Nacional Antidrogas e Presidência da República, solenidade da qual participaram o presidente Luis Inácio Lula da Silva e os ministros Márcio Thomas Bastos (Justiça) e Jorge Armando Félix (Gabinete Institucional).

Lula fez a entrega simbólica de dois certificados, um representando as personalidades e outro, as instituições homenageadas. Os demais diplomas foram entregues pelo ministro Félix e pelo secretário Nacional Antidrogas, Paulo Uchoa. Também prestigiou o evento, o ator americano Dany Glover.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379976/visualizar/