Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 09:38
Por: Carlos Martins

    Imprimir


São José do Xingu, MT - O governador Blairo Maggi fez um convite oficial ao cacique Megaron, líder da etnia Kaiapó, para que ele represente sua nação durante a realização da 4ª Amazontech, que será realizada entre os dias 16 e 21 de agosto no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá. Este ano, a Amazontech, criada pelo Sebrae e pela Embrapa, tem com parceiro o Governo do Estado por meio de da participação de todas as secretarias. Maggi, que será um dos palestrantes, sugeriu que o evento deste ano discutisse a questão indígena.

“Vamos realizar uma grande reunião na Amazontech. Vou convidar todos os líderes das outras etnias. Reservaremos um dia da programação para juntos discutirmos o que pensam e o que querem os líderes indígenas”, disse o governador. O convite foi feito na sexta-feira (18.06), quando Maggi, juntamente com vários secretários de Estado, esteve visitando a Aldeia Piaraçu, a 40 quilômetros de São José do Xingu (1.130 km a Nordeste de Cuiabá). Foi a terceira visita que Maggi fez ao Parque Nacional do Xingu desde que assumiu o governo.

A Amazontech vai reunir representantes dos nove estados brasileiros que compõem a Amazônia Legal e dos nove paises sul-americanos que também fazem parte da Amazônia. A quarta edição do evento tem por objetivo discutir o futuro da Amazônia durante conferências, fóruns, palestras, cursos e oficinas, rodadas de negócios e projetos. O governador designou o superintendente de Políticas Indígenas, Idevar Sardinha, para que organize a participação dos líderes indígenas na Amazontech.

INTEGRAÇÃO - O secretário de Infra-Estrutura, Luiz Antônio Pagot, disse aos índios que o Governo tem buscado a integração com todos os povos indígenas. Para isso foi buscar um homem preparado, que conhece a cultura e os costumes indígenas, que é o indigenista Idevar Sardinha, que exerce a função de superintendente de Políticas Indígenas do governo. “O governo tem desenvolvido vários programas nas aldeias nas áreas de educação (construção de escolas, saúde (construção de postos de saúde e distribuição de medicamentos), habitação (construção de casas nas aldeias) e também na recuperação de estradas. “No futuro, estas estradas não estarão apenas recuperadas, mas também asfaltadas”, afirmou Pagot. Segundo ele, o governo do Estado está à disposição para fazer parcerias não apenas com os índios, mas também com a Funai e a Funasa.

“O governador já autorizou também a fazer uma licitação para comprar uma balsa para a Aldeia Leonardo Villas Boas (no Parque Nacional), do cacique Aritana. Mas o apoio que o governo vem dando aos indígenas não se restringe ao Xingu. Pode ser observado em outras aldeias espalhadas pelo Mato Grosso, como no Sangradouro/Volta Grande (Primavera do Leste-Xavantes) aos parecis e outros grupos”, disse ainda Luiz Antônio Pagot. De acordo com a secretária de Educação, Ana Carla Muniz, também será aberta uma nova turma com cem vagas na campi da Unemat, em Barra do Bugres, para os professores indígenas cursarem o terceiro grau.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379988/visualizar/