Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Segunda - 21 de Junho de 2004 às 08:51
Por: Carlos Martins

    Imprimir


São José do Xingu, MT - “O que não aconteceu em 16 anos, nos últimos governos, está sendo feito em 1 ano e 6 meses”, disse o prefeito Hélio do Carmo (PMDB), 65 anos, na última sexta-feira (18.06), durante a inauguração da Escola Estadual Antônio Gomes Primo, em São José do Xingu (a 1.130 km da Capital), região Nordeste de Mato Grosso. Ao fazer seu discurso, diante do governador Blairo Maggi, secretários de Estado e centenas de pessoas, entre alunos e populares, ocorreu ao prefeito fazer uma analogia entre 16 anos e 1,6 (um ano e seis meses), como ele se referiu aos 18 meses do atual governo. “É inédito o que está acontecendo. São obras em todo Estado, em praticamente todos os setores. Como caminhoneiro já percorri o Brasil inteiro e nunca vi um governador participar e se empenhar tanto”, disse o prefeito, um mineiro de 65 anos e que há 31 anos se mudou para o Estado.

A inauguração da nova escola estadual, que substitui a antiga escola construída no fim da década de 80, foi um momento festivo para a população. E, na festa, os homenageados foram muitos. A começar pelo prefeito que, pelo reconhecimento de sua dedicação e apego às terras mato-grossenses, foi agraciado com o título de Cidadão Mato-grossense, concedido pelo presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva. E foi das mãos do prefeito Hélio do Carmo que o governador Blairo Maggi também recebeu o título de Cidadão Xinguense, uma forma de reconhecimento ao trabalho feito. Além de Maggi, também receberam títulos honorários o presidente da Assembléia Legislativa, deputado José Riva – que foi representado pelo presidente da Empaer, Aréssio Paquer -, os secretários Luiz Antônio Pagot (Infra-Estrutura) e Ana Carla Muniz (Educação) e o tenente coronel Liedson Metelo Siqueira.

ESCOLA MODELO - São José faz parte do Médio Araguaia e, a exemplo de outros municípios do Araguaia, vem recebendo vários investimentos do governo do Estado. Na véspera, em Vila Rica, o governador inaugurou outra escola estadual que leva o nome de sua mãe, Lúcia Borges Maggi, que o acompanhou juntamente com a primeira-dama e secretária do Trabalho, Emprego e Cidadania, Terezinha Maggi e vários secretários numa série de inaugurações em Vila Rica, São José do Xingu e Querência. De acordo com o prefeito, a antiga escola estava em estado precário e pelo menos sete das dez salas corriam o risco de desabar. “Esta nova escola serviu de modelo para outras construções no Araguaia”, disse satisfeito o prefeito.

O diretor da escola, professor José Alberto de Aragão, disse ao governador que o nome dele jamais será esquecido, principalmente depois que Maggi recebeu o título de cidadão Honorário. “A partir de hoje o governador faz parte da história da nossa cidade. Quero agradecer ao governador Blairo Maggi e a Secretária Estadual de Educação, Ana Carla Muniz, pelo belíssimo trabalho que vem sendo realizado na Educação e também a todos os secretários que estão fazendo um grande trabalho”.

A inauguração da escola, que tem dez salas e várias outras dependências, foi motivo de festa não só para os alunos, professores, mas também para a comunidade que compareceu em grande número. O Governo investiu na construção R$ 443 mil, dinheiro proveniente do Fundo Estadual de Educação (FEE). Alunos da nova escola estadual e também da Escola Municipal Maria Darlene de Moraes homenagearam o governador e sua comitiva com músicas coreografadas.

A secretária Ana Carla Muniz destacou em seu discurso que a Secretaria de Educação, além de construir as escolas, está desenvolvendo programas para valorizar os professores. Um deles é através de parcerias com a Unemat (Universidade do Estado de Mato Grosso) e a UFMT (Universidade Federal de Mato Grosso) proporcionar a oportunidade de os professores que ainda não têm o terceiro grau fazerem os cursos para se aperfeiçoarem mais ainda. Também, através de uma parceria com a Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania, serão escolhidas no fim do ano as escolas que melhor cuidarem do patrimônio. “As escolas mais bem cuidadas serão premiadas”, anunciou.

QUADRA ESPORTIVA - Maggi dirigiu-se especialmente às crianças. Depois de fazer algumas brincadeiras ele deu um recado. “Quem vai estudar aqui tem que cuidar muito bem da escola. Professores e a comunidade devem ajudar a zelar este patrimônio”, disse o governador. “Lá no Palácio Paiaguás não tem uma maquininha de fazer dinheiro. O dinheiro vem do pagamento dos impostos”, disse Maggi aos alunos. Como sempre tem feito, exortou aos alunos a embelezarem a escola, plantando grama, flores e árvores, além de cuidarem do patrimônio. Somente aí, e depois de ele voltar para “fiscalizar”, é que ele assinará o convênio para construir uma quadra poli-esportiva. “Em janeiro devo voltar e dependendo de como estiver a escola vou autorizar a construção da quadra”, disse Maggi, que foi aplaudido pelos alunos demonstrando que entenderam o recado. Antes disso, talvez em dezembro, Maggi afirmou que deverá voltar a São José do Xingu para inaugurar 50 casas que começaram a ser construídas este mês e fazem parte do Programa Habitacional Meu Lar.

Também participaram da inauguração da escola os secretários Cloves Vettorato (Projetos Estratégicos), coronel BM Santos Vale (Adjunto da Casa Militar), Alexandre Furlan (Industria, Comércio, Minas e Energia), o prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, o suplente de deputado federal Helmut Lawisch, o superintendente de Políticas Indígenas, Idevar Sardinha.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/379996/visualizar/