Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Sexta - 18 de Junho de 2004 às 22:18
Por: Nelson Francisco

    Imprimir


A partir desta sexta-feira (18.06) Chapada dos Guimarães (a 65 km de Cuiabá) será palco da cultura mato-grossense. Com o objetivo de valorizar e democratizar a cultura regional, os organizadores do 20º Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães resgatam o sentido do evento: apresentam ao público, arte, música de qualidade, shows artísticos, atividades e oficinas culturais, concursos temáticos, campanhas educativas, feira de negócios, seminários, esporte, lazer e turismo. O evento é uma realização da prefeitura local, Governo do Estado e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT).

Uma da estrelas da MPB, a cantora e compositora Zélia Duncan, abre o festival, às 22 horas, apresentando músicas de seu último CD, Sortimento Vivo. Até o dia 27 – data do show do Titãs, às 20 horas - vão ocorrer mais de 400 atividades lúdicas, científicas e de entretenimento, que em 2004 surpreenderão pelas mudanças, as quais incluem ainda concertos em igrejas, saraus, rodas de viola, leitura de textos teatrais e luau. O objetivo é transformar o festival num importante pólo de cultura regional.

A 20ª edição do Festival de Inverno de Chapada dos Guimarães vai contar com uma programação totalmente diferente dos últimos anos do evento. Entre cursos, oficinas, palestras, filmes e campanhas, a idéia dos organizadores é retomar as origens do Festival. A expectativa é atrair um público recorde oferecendo atrações a todas as faixas etárias por meio de música, artes plásticas, oficinas e campanhas de conscientização.

Com o tema "Águas do Cerrado: Nascentes e mistérios" todas as ativida desde que serão realizadas durante o Festival estarão voltadas para o desenvolvimento desse tema, discutindo, em nível científico, cidadania, meio ambiente, entre outros relacionados ao município.

O palco do 20º Festival de Inverno é um cenário exuberante que encanta pela suas belezas, algumas das quais já conhecidas, outras, nem tanto: suas nascentes e mistérios fazem de Chapada dos Guimarães a meca do esoterismo, misticismo e ecoturismo. Geofisicamente, a região caracteriza-se pela presença do complexo da Chapada, elevado planalto que se estende pelo Município, atingindo grandes altitudes, chegando a 840 metros.

Este complexo cristalino feito por camada de arenito vermelho apresenta uma série de cânions e ruínas das mais curiosas formas. Suas escarpas são abruptas em virtude de serem as camadas superiores constituídas das rochas mais resistentes que as inferiores, podendo-se observar a predominância de sedimentos arenosos conglomeráticos na base e sedimentos finos na porção superior.

Cultura, turismo, entretenimento, artes e espetáculos, o local do festival é nada mais nada menos que uma das regiões mais antigas do planeta, localizada no planalto central brasileiro, com uma paisagem que reúne várias eras geológicas. Estudos revelam que há 500 milhões de anos havia uma grande camada de gelo sobre a região. Há 300 milhões de anos era fundo de mar, e há 150 milhões de anos cedeu lugar a um deserto que cobriu toda a região.




Fonte: Secom - MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380035/visualizar/