Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 15:43
Por: Liana Menezes

    Imprimir


O curso que começou há duas semanas é uma iniciativa as Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral (Seplan). Ministrado pela Associação Brasileira de Orçamento Público (ABOP), tem como objetivo aproximar as áreas de planejamento e orçamento da Administração Pública Estadual, ampliando a qualidade da formulação e quantificação das ações de Governo.

Financiado com recursos do Programa Nacional de Apoio à Administração Fiscal para os Estados Brasileiros (PNAFE) o curso vai beneficiar 80 alunos, todos técnicos das áreas de planejamento e orçamento das unidades setoriais. A primeira turma concluiu suas atividades nesta terça-feira (17.06), no auditório da Seplan.

Agora com mais conhecimento e uma nova perspectiva de trabalho, os alunos da primeira turma elogiaram o conteúdo do curso como instrumento fundamental para as suas ações. Foi o que disse a coordenadora de Planejamento da Secretaria de Administração, Geni Cecília F. do Carmo Mello.

"O curso ofereceu aos participantes a oportunidade de mudar paradigmas, tanto na área de planejamento quanto orçamento. Tudo é desafio. Agora precisamos sair daqui como multiplicadores desse conhecimento para que mais pessoas possam juntas fazer acontecer essas duas áreas".

Há 30 anos no serviço público, dos quais, 12 dedicados ao planejamento, Jussara Emílio, técnica da Secretaria de Educação, avaliou a oportunidade, como fortalecimento dos conhecimentos adquiridos ao longo dos anos. Fez questão de elogiar o conteúdo dos professores e o material didático, classificando-o como sendo de alto nível. "Ouvir, estar pronto para receber e estudar o que foi proposto. Quem trabalha com planejamento precisa ter mente aberta e visão de futuro", acrescentou.

A ABOP se preocupou em repassar aos alunos conhecimentos atualizados sobre o planejamento público e sua implementação nos níveis nacional, estadual e municipal. Bem como conceitos, normas, classificações e metodologias de previsão da receita e programação da despesa orçamentárias, compatíveis com o PPA, a LDO e a Lei de Responsabilidade Fiscal. E a estrutura básica da proposta orçamentária.

"Um dos pontos mais interessantes que achei foi poder analisar o orçamento de outros setores. O que nos deu a chance de ver outras realidades. No caso específico do Corpo de Bombeiros, a questão planejamento foi reforçada nesta Administração. Por isso mesmo, cursos de capacitação, de alto nível como este, são fundamentais para a Instituição incorporar essa nova mentalidade de gestão", comentou o major PM Cunha, chefe do setor de Planejamento Estratégico do Corpo de Bombeiros, há dois anos atuando na área.

"Antes eu tinha de preparar dois tipos informações diferentes sobre o mesmo assunto. Agora, não só estamos caminhando para falar uma só linguagem, mas as ações começam a fluir muito mais. É muito bom saber que essa nova mentalidade trabalha com a idéia de se planejar para o Estado e não para o Governo", argumentou Eugênia Lendzon, superintendente de Planejamento e Orçamento na Secretaria de Fazenda.

Na avaliação da assessora especial de Planejamento da Seplan, Marilene Marchese, um dos aspectos importantes dessa iniciativa, foi o fato de a seplan ter conseguido, por meio do curso da ABOP, não só reunir, mas integrar um número expressivo de técnicos das áreas de planejamento e orçamento das unidades setoriais.

"Estamos no caminho certo. E com certeza o resultado de todo esse esforço vai estar presente na melhoria da qualidade da elaboração, execução e avaliação dos instrumentos de políticas públicas (PPA, LDO, LOA e PTA)”, finalizou.





Fonte: Secom-MT]

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380190/visualizar/