Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 14:53

    Imprimir


Bom Jesus do Araguaia, Canabrava do Norte, Confresa, Luciara, Novo Santo Antonio, Porto Alegre do Norte, Santa Terezinha, São Felix do Araguaia, São José do Xingu e Serra Nova Dourada estão entre os municípios a serem beneficiados pelo Programa de Desenvolvimento Regional (MT Regional), cujo principal objetivo é concentrar as ações das secretarias de Estado no desenvolvimento de cadeias produtivas.

Uma das cadeias a serem estimuladas na região Nordeste é a de pequenos animais (aves, ovinos e caprinos), desenvolvida por pequenos produtores e assentados rurais. Uma empresa local, exportadora de carnes, já se comprometeu a comprar toda a produção da região. “Estamos trabalhando com base no mercado; existe um mercado para essa carne e quando ela for produzida já será dentro dos padrões de qualidade exigidos pelo mercado”, enfatiza a secretária adjunta de Ciência e Tecnologia, Jackeyline Mapurunga, cuja Secretaria é responsável, em conjunto com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Rural (Seder), pela coordenação executiva do programa.

Outra cadeia que está sendo estudada pela equipe do programa é a da bovinocultura de leite. A cultura, considerada de grande importância para a região, será estimulada ‘da porteira para fora’, por meio do incentivo à produção dos derivados do leite, como o queijo. Além de prover o consumo interno, complementando a renda familiar, os subprodutos também podem ser utilizados para o consumo externo. “O trabalho desenvolvido até hoje sé se atém à produção em si; o MT Regional quer estimular o desenvolvimento também da porteira para fora: na comercialização, na capacitação tecnológica, na industrialização e na agregação de valor”, explica o .superintendente de programas de Desenvolvimento da Seder, João Vecchi.

Ele detalha que o trabalho já desenvolvido pela Seder na região será estendido para o programa Sistemas Agroflorestais (SAF), que incluem a fruticultura (frutas tropicais e nativas do cerrado), a cultura de madeiras (pau-brasil e mogno), a criação de pequenos animais e a piscicultura, com investimento na criação de tartarugas, já desenvolvido em áreas indígenas da região.

Segundo Vecchi, o SAF é um sistema de consórcios entre culturas em uma propriedade, que permite ao produtor variar as espécies cultivadas e conjuga-las com a criação de pequenos animais. “Além de ser ecologicamente correto, ele estimula o produtor a trabalhar com produtos da região”, detalha Vecchi.

O MT Regional promoverá, no dia 06.07, um workshop para o qual serão convidados os municípios do Estado, a fim de conhecer e discutir os resultados – positivos e negativos – da aplicação da metodologia de desenvolvimento regional nos estados de São Paulo, Bahia, Goiás, Ceará e Paraná. A discussão será feita com representantes desses estados. Os ministérios de Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional também participarão do workshop.

PROGRAMA – O programa MT Regional encontra-se em sua fase de planejamento de ações. Grupos de trabalho sobre os temas “Gestão e Capacitação de Recursos Humanos”, “Inovação e Desenvolvimento”, “Assistência Técnica”, “Mercado/Comercialização/Feiras” e “Fomento” estão desenvolvendo projetos que, antes de ser implementados, serão avaliados por representantes das comunidades das regiões a serem beneficiadas. “Nesse momento nós vamos confrontar o projeto que temos com a realidade que já se apresenta na região, verificar em que pé está o andamento da cadeia e discutir que investimentos o Estado precisa fazer”, explica.

Jackeyline frisa que o objetivo do programa é trabalhar com pequenos produtores de áreas pobres e com assentamentos rurais, que têm pouca ou nenhuma oportunidade de investir em sua produção e melhorar a qualidade de seu produto. “Nossa principal atividade é ajudar a resolver os problemas do produtor até a porteira (produção, insumos, tecnologia, capacitação) e da porteira para fora (comercialização, pesquisa de mercado)”.

A secretária adjunta informa também que as regiões contarão com agentes de desenvolvimento – que podem ser produtores ou lideranças eleitas pela comunidade -, responsáveis por acompanhar o desenvolvimento da cadeia, servindo como ponte entre a administração central do programa e os produtores. Segundo Jackeyline, os agentes serão profissionalizados.

O MT Regional é um programa de governo, coordenado pela Secretaria de Estado de Planejamento (Seplan), que visa a atuação conjunta de todas as secretarias de Governo no desenvolvimento de cadeias produtivas em regiões do Estado. Esse ano, o programa irá trabalhar com as regiões de Juína, Baixo Araguaia, Baixada Cuiabana e Alta Floresta.




Fonte: O Documento

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380204/visualizar/