Mauro está com 54,2% e Lúdio, 45,8%, pesquisa KGM
A três dias da eleição que irá definir quem será o futuro prefeito de Cuiabá, o empresário Mauro Mendes (PSB) aparece na frente de seu adversário, o petista Lúdio Cabral, como aponta a pesquisa feita pelo Instituto KGM. Levando em conta somente os votos válidos (ou seja, desconsiderando o percentual de pessoas que dizem votar em branco ou nulo e os indecisos), Mendes detém 54,2% da preferência do eleitorado, contra 45,8% de Lúdio.
Para se chegar ao vitorioso, a Justiça Eleitoral considera apenas os votos válidos.
Um dos fatores que contribuem para Mendes despontar na liderança pode ser a quantidade de votos que venha a receber, principalmente, dos eleitores de Carlos Brito (PSD) e Procurador Mauro (Psol).
De acordo com o estudo, ao serem questionados em qual dos dois postulantes votariam, 76,2% das pessoas que votaram em Carlos Brito no primeiro turno disseram que votariam no empresário, enquanto que 57,1% do eleitorado do procurador escolheria o candidato do PSB.
Brito e Procurador Mauro tiveram no primeiro turno, respectivamente, 11.107 votos e 16.290 votos.
Já os eleitores de Guilherme Maluf (PSDB) se mostraram bem divididos. Metade declarou votar em Lúdio e o restante, em Mendes. O empresário venceu o petista no último dia 7 com uma diferença de 5.248 votos.
A pesquisa mostra ainda que na modalidade estimulada (em que o eleitor é apresentado a um cartão com os nomes dos postulantes), 49,6% dos eleitores afirmaram votar em Mendes e 42%, em Lúdio. Votos nulos e indecisos somaram 8,4%.
Conforme o levantamento do Instituto KGM, pesa contra o petista o índice de rejeição. Perguntados em quem não votariam neste segundo turno, 36,7% dos eleitores responderam que em Lúdio e 31,6%, em Mendes. O percentual de nulos e indecisos, juntos, soma 31,7%.
A margem de erro da pesquisa é de 3% para mais ou para menos. Foram ouvidas 1.100 pessoas, sendo 52,7% do sexo feminino e 47,3% do sexo masculino, entre segunda-feira (22) e terça-feira (23). A metodologia empregada no levantamento foi pesquisa quantitativa, sendo utilizada a técnica Survey com questionário estruturado.
A pesquisa foi registrada sob o número MT-00694/2012 e foi encomendada, em parceria, pelo Diário de Cuiabá, pelo site Hipernotícias e pelo programa Resumo do Dia.
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