Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 14:36
Por: Pamela Muramatsu

    Imprimir


A Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania (Setec) em parceria com o Sebrae Mato Grosso implementarão um projeto de revigoramento e fortalecimento da apicultura no Estado. O foco do projeto é atuar com Arranjos Produtivos Locais em 20 municípios da região Sudoeste, com ênfase em produtores integrantes de associações e cooperativas.

O objetivo é aumentar a produção de mel na região de forma competitiva e sustentável. A meta do Sebrae e da Setec é aumentar em 160% a produção de mel, o que significa passar de 23 toneladas/ano para 60. O projeto também pretende atender a uma demanda de 400 novos apicultores na região.

Atualmente, os apicultores da região trabalham com menos de 10 colméias cada. A meta é aumentar em 20% o número de colméias por produtor. A produtividade está em torno de 11,5 quilos/ano e o objetivo é elevar para 17,5 quilos/ano.

Entre as ações previstas para atingir os resultados propostos estão as construções de uma casa de mel e um entreposto, em Cáceres, para receber a produção dos apiários das cidades vizinhas.

O Governo do Estado irá operacionalizar o projeto por meio de financiamentos do "Microcrédito", programa da Secretaria de Trabalho, Emprego e Cidadania. A idéia é liberar recursos para que os apicultores iniciem a produção.

Também serão ministrados diversos cursos de capacitação nas áreas de liderança, gestão e cooperação, técnicas de sanidade. O projeto prevê ainda a criação de um centro de tecnologia e laboratório de análise de produtos e um apiário escola.

O diretor superintendente do Sebrae-MT, José Guilherme Barbosa Ribeiro, destacou que o projeto visa a sustentabilidade dos micro e pequenos apicultores. "A intenção não é ser paternalista, mas sim criar e estimular oportunidade de geração de emprego e renda dentro da realidade econômica da região", disse Ribeiro.

O diretor acrescentou que o Governo do Estado pode contar com a parceria do Sebrae para ações e projetos que visem a inclusão social e a geração de emprego e renda. "Estamos juntos nesta empreitada, principalmente porque os interesses e propósitos do Governo são os mesmos da instituição, que é de fazer o social de forma efetiva", completou Ribeiro.

Para a secretária Terezinha Maggi a parceria com o Sebrae possibilitará o desenvolvimento da atividade apícola no Estado dentro de uma vasta experiência que a instituição possui no desenvolvimento e implementação de APL's. "Esta ação irá proporcionar mais qualidade de vida e fará a inclusão social pela via do empreendedorismo, associativismo e cooperativismo", disse secretária.

Além dos 20 municípios da região Sudoeste do Estado, a Setec também está estudando a possibilidade de firmar parceria com o Sebrae para desenvolver a apicultura em outros sete municípios de Mato Grosso. Estas cidades apresentaram a demanda à Secretaria e já trabalham com mel.





Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380210/visualizar/