Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Educação/Vestibular
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 13:18

    Imprimir


O reitor da UFMT, Prof. Paulo Speller, e o Presidente do Sinduscon-MT-Sindicato das Indústrias da Construção Civil, Adilson Valera Ruiz, assinaram na manhã de hoje, dia 17, convênio visando à melhoria da qualidade e ao aumento da produtividade na execução das obras a serem contratadas pela Universidade. Participaram da solenidade, assinando o convênio como testemunhas, o vice-reitor, Prof. José Aguilar, a pró-reitora administrativa e de planejamento, Adriana Weska, e pelo Sinduscon, o vice-presidente, Cláudio Cleber Ottaiano, e o superintendente, Manuel Joaquim Coelho.

A iniciativa faz parte do processo de implantação, em Mato Grosso, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H). De acordo com esse Programa, existem quatro níveis de qualificação das empresas de construção e, a partir da assinatura do convênio, ficam definidos prazos para a implantação desses níveis que, então, serão exigidos pela UFMT na contratação de obras civis. A partir de 19 de julho deste ano, por exemplo, a UFMT só aceitará cartas convite de empresas qualificadas, no mínimo, no nível D. A partir de outubro, este nível será exigido para tomada de preço e, a partir de janeiro de 2005, para concorrência. O sistema será implantado progressivamente, de forma que o nível mais elevado, isto é, o A, passará a ser exigido somente a partir de outubro de 2005 para carta convite; de janeiro de 2006 para tomada de preço e abril de 2006 para concorrência. Pelo convênio, a UFMT também se compromete a promover a divulgação do Sistema de Qualificação de Empresas de Serviços e Obras – Construtoras do PBQP-H.

No ato da assinatura, o reitor Paulo Speller lembrou que a UFMT é uma das universidades federais que mais tem conseguido recursos para obras e que, no seu próximo mandato, pretende viabilizar um número maior de reformas e ampliações nos campi da capital e do interior. Mostrou-se confiante no sucesso do PBQP-H na Universidade, frisando que, com a melhoria da qualidade das obras, quem ganha é o contribuinte.

Adilson Ruiz parabenizou a UFMT pela percepção da importância do Programa e agradeceu ao reitor e à sua equipe por terem acreditado na proposta. Informou que o Governo do Estado e a Caixa Econômica também já aderiram. Cláudio Ottoiano chamou atenção para a importância de os alunos da UFMT atuarem como estagiários em empresas que seguem o Programa, ficando, então, decidido que um outro convênio seria firmado para estimular e regulamentar esses estágios.





Fonte: Assessoria

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380231/visualizar/