Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 09:53

    Imprimir


O BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) anunciou ontem a criação de uma nova linha de crédito para apoiar as exportações de micro, pequenas e médias empresas, com base em experiências isoladas efetuadas com sucesso a partir de 1999.

Nessa modalidade, o financiamento é concedido a uma empresa de grande porte, denominada empresa-âncora, que se responsabiliza pelas operações de exportação e repassa o crédito às micro, pequenas e médias, para a compra de insumos visando a produção do bem a ser vendido. A meta é reduzir as barreiras de acesso ao crédito enfrentadas pelos pequenos fabricantes.

De acordo com a assessoria de imprensa do BNDES, a empresa ãncora pode ser uma exportadora comercial ou industrial. Um exemplo de operação desse tipo já realizada com êxito pelo BNDES é o dos mais de 300 pequenos empresários do Vale dos Sinos, no Rio Grande do Sul. Eles fabricam calçados femininos e sua produção é exportada por meio de uma grande empresa comercial, especializada em exportação.

As micro, pequenas e médias empresas continuam a ter o apoio do BNDES para exportações por meio do Programa Pré-Embarque. A nova linha de financiamento é uma alternativa para facilitar as operações no segmento.

O custo dessas operações por meio das empresas-ãncora corresponde à Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP) ou à Libor (taxa praticada no mercado londrino), acrescida da remuneração do BNDES de 1% ao ano, mais a taxa de intermediação a ser negociada diretamente pela empresa-âncora com o agente financeiro.




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380276/visualizar/