Publicidade
Repórter News - reporternews.com.br
Economia
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 09:52

    Imprimir


Os produtores do Mato Grosso estão adotando a tática usada em março pelos orizicultores do Rio Grande do Sul para elevar o preço. Segundo maior produtor do cereal no país - 1,5 milhão de toneladas - o MT está retendo produto para elevar preços. O resultado é uma alta de 3% nos últimos 15 dias na saca de 60 quilos, agora cotada a R$ 34,00. A estratégia beneficia os orizicultores gaúchos, pois é o primeiro indicativo de que as indústrias do Sudeste voltarão a comprar do RS.

Com preço médio de R$ 32,14 apurado pela Emater, o arroz gaúcho retomou a competitividade. Segundo o diretor de Mercado da Federarroz, Marco Aurélio Tavares, o produtor oferece mais do que em abril para pagar financiamentos bancários. Por isso, o dirigente sugere que o orizicultor faça EGF para financiar a estocagem até o equilíbrio do mercado. Lembra que a comercialização atinge 35% da safra de 6,3 milhões de t e que o Mato Grosso deve zerar seus estoques de arroz primavera em outubro.

Para o presidente do Irga, Peri Coelho, a vantagem para o RS depende do ajustamento de oferta e demanda. O tema será discutido dia 24 com técnicos da Conab que vêm à Capital. Na ocasião, será cobrada a omissão, nas previsões de safra, da quebra do MT - de quase 400 mil t - fator que influencia o mercado.




Fonte: Agrolink

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380277/visualizar/