Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quinta - 17 de Junho de 2004 às 09:47
Por: Raquel Teixeira

    Imprimir


Tangará da Serra, MT – Em um cenário de muitas belezas naturais foi realizada a quarta edição do “Pauta na Mata”, evento que reúne profissionais da comunicação mato-grossense, organizado pelo Corpo de Bombeiros do Estado com o objetivo de integrar a imprensa e corporação. A competição deste ano foi realizada em uma reserva da etnia Paresí, na aldeia Formoso, a 40 quilômetros da cidade de Tangará da Serra (238 km a Oeste de Cuiabá).

Participaram do evento nos dias 12 e 13.06, cerca de 60 pessoas representando 14 equipes da de veículos de comunicação de Tangará da Serra e Cuiabá. A equipe vencedora foi a Rádio Cultura de Cuiabá, liderada pelo jornalista J. Passarinho, que já participou do evento nos anos anteriores. A equipe percorreu o percurso que incluiu exercícios orientados pelos bombeiros, como busca na mata, falsa baiana, tirolesa e descida de rapel em uma cachoeira com queda de 30 metros, em 2h e 11 minutos. Cada participante vencedor foi premiado com uma bicicleta. "Enquanto puder, nunca vou perder um Pauta na Mata", diz J. Passarinho.

Em segundo lugar ficou a equipe da rádio Tangará, que foi premiada com um relógio de pulso para cada pessoa. Em terceiro lugar foi classificada a TV Record de Tangará da Serra e em quarto lugar a equipe dos índios Paresis.

Para o idealizador e coordenador da competição, coronel Valmil Borges, o objetivo, como nos anos anteriores, foi alcançado.”A imprensa é nossa grande parceira e através desse evento tem-se a oportunidade de avaliar o trabalho da corporação”, explica Borges.

Os participantes passaram dois dias acampados às margens do rio Formoso, que corta a aldeia Paresí, contando com o auxílio e coordenação de 20 bombeiros da 1ª e da 3ª Companhias de Cuiabá e Tangará da Serra, respectivamente. Durante as provas, os atletas tiveram oportunidade de conhecer as trilhas, cachoeiras, e simular o cotidiano de um bombeiro, realizando resgate, descida em rapel e travessia de córregos por corda tirolesa.

Segundo coronel Borges, a imprensa e bombeiros vivem situações semelhantes de estresse no dia-a-dia. Em acidentes e tragédias, diz ele, é fundamental a boa comunicação entre quem vai salvar vidas e quem vai reportar os acontecimentos. "Com a preparação que recebe durante o Pauta na Mata, o profissional de Imprensa, que às vezes chega até antes do bombeiro nos locais de acidente, pode dar as primeiras orientações e fazer os primeiros-socorros, tão fundamentais para salvar vidas", disse o comandante.

“Essa é uma oportunidade muito interessante, além de ser uma iniciativa ótima para integrar os jornalistas e bombeiros e o lugar escolhido é maravilhoso”, afirmou Ricardo Lopes, que participou pela primeira vez.

Os trabalhos da competição foram coordenados pelo major Barroso, do 1º Batalhão de Bombeiros de Cuiabá. Ele esclareceu que a segurança para a realização desse tipo de provas é fundamental e os equipamentos devem estar em excelentes condições de uso. Para Barroso a oportunidade do evento é também de apreciar e conviver com a bela natureza, aprendendo a respeitá-la.

"Este evento funciona como uma campanha educativa, só que, ao invés de a Imprensa assistir às aulas de resgate dos Bombeiros, ela participa ativamente do trabalho. Isso possibilita que os jornalistas conheçam detalhadamente como é o nosso trabalho", disse Borges, afirmando ainda que a imprensa possui um importante papel na prevenção de acidentes.

BELEZAS NATURAIS – Em uma área cercada por rios e cachoeiras, na aldeia indígena Paresí, vivem cerca de 50 índios, entre adultos e crianças. O rio Formoso forma duas quedas d’água, cada uma com cerca de 30 metros de altura, encantando os visitantes que estiveram no local. “É uma beleza que deve ser preservada, pois aqui em Mato Grosso ainda temos a oportunidade de encontrar lugares como esse”, afirmou o major Barroso.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380278/visualizar/