Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 12:29

    Imprimir


A Câmara Municipal de Cuiabá realiza nesta manhã audiência pública para debater a Gravidez na Adolescência. A discussão foi proposta pelo vereador Edmilson Prates (PP), autor da lei nº 4.505/03, que institui a Semana de Prevenção e Orientação da Gravidez na adolescência.

A Semana passa a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município de Cuiabá e deve acontecer anualmente na segunda semana do mês de novembro. A proposta prevê a realização de programas de orientação, seminários, palestras e ações educativas nos estabelecimentos de ensino da rede pública municipal.

A Audiência pretende mostrar que a gravidez na adolescência é um problema que acarreta outros mais graves como a repressão familiar, a fuga da casa dos pais e o abandono dos estudos. No Brasil cerca de 20% das crianças que nascem a cada ano são filhos de adolescentes. Comparado à década de 70, três vezes mais garotas com menos de 15 anos engravidam hoje. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde, dos quatro milhões de abortos praticados no Brasil, um milhão ocorrem entre adolescentes. Muitas ficam estéreis e 20% morrem em decorrência do aborto.

No Brasil, o parto é a primeira causa da internação de adolescentes no sistema público de saúde. Em 1996, 14% das jovens com menos de 15 anos já tinham pelo menos um filho. De cada dez mulheres que têm filhos hoje, duas são adolescentes. Além disso, as doenças sexualmente transmissíveis, como a Aids, são riscos da falta de orientação e um problema que afeta a população jovem. Segundo dados da Secretária Municipal de Saúde de Cuiabá, apenas no ano passado, 1.880 crianças e adolescentes entre 10 e 19 anos de idade deram à luz na capital mato-grossense.

"O objetivo dessa audiência é contribui para diminuir o índice de gravidez na adolescência e sensibilizar a população jovem, de ambos os sexos, no que se refere à prevenção de doenças sexualmente transmissíveis e a gravidez precoce", afirma o vereador Edmilson Prates.

Foram convidados para a audiência, representantes do Juizado de Menores, do Programa Sentinela da Secretária de Bem Estar Social, da Promotoria de Justiça da Infância e Adolescência, do Conselho Regional de Medicina, do Conselho de Enfermagem, Associação de Moradores, Escolas Municipais, adolescentes e a sociedade em geral.




Fonte: Da Reportagem

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380405/visualizar/