Repórter News - reporternews.com.br
Cidades/Geral
Quarta - 16 de Junho de 2004 às 12:19
Por: Ana Assumpção

    Imprimir


Uma sementinha plantada que já está sendo colhida. Esta é a horta que os alunos do Centro Pedagógico de Ensino Especial Professora Célia Marques (CENPER) cultivam em garrafas plásticas, que poderiam estar no lixo ou sujando o meio ambiente. As verduras e legumes enriquecem a alimentação e, com a venda, ajudam financeiramente.

Toda a preparação da terra, o plantio e os ajustes das garrafas são realizados pelos próprios alunos, o que proporciona a eles um maior desenvolvimento da coordenação motora e a socialização com outros colegas e comunidade.

Segundo o professor e coordenador do projeto, Doatir Pedroso de Almeida, a horta mudou o comportamento de muitos estudantes, pois estão aprendendo sobre o meio ambiente e cuidando de algo que pertence a eles. “Os alunos tem uma atenção especial com as plantas. Alguns não acreditavam que daria certo e agora quando vêem a horta ficam muito felizes”, disse.

Toda a horta é tratada com adubo orgânico. Eles plantam várias qualidades de verduras e legumes, como o tomate, cenoura, alface, alho, cebolinha, rúcula, beterraba, salsa, rabanete, além de algumas plantas medicinais. Com os olhos vendados, os alunos já aprenderam a reconhecer cada planta pelo cheiro e sabem os benefícios de uma alimentação saudável. Eles também se empenham na criação de minhocas, que auxilia na oxigenação e enriquecimento da terra.

Com a venda do excedente, os alunos estão aprendendo noções de matemática e conhecendo o valor do dinheiro. “Eles estão envolvidos desde a preparação das garrafas, onde as mudas são plantadas até a venda. O mérito é todo deles”, fala o professor, que planeja oferecer um curso para outros professores da Educação Especial, para criar métodos práticos de desenvolver o aprendizado para os portadores de necessidades especiais. DOAÇÕES - Para o projeto da horta ter continuidade, é necessário que a população contribua com doações de garrafas plásticas de refrigerante, e terra preta, própria para o plantio. O CENPER localiza-se na rua Custódio de Melo, 90, no bairro Verdão. Outras informações pelos telefones 3037-4181 ou 637-7782.




Fonte: Secom-MT

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380410/visualizar/