Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Sexta - 11 de Junho de 2004 às 07:59

    Imprimir


A agência nuclear da ONU encontrou indicações de que o Irã quer equipar milhares de centrífugas de enriquecimento de urânio, suficientes para produzir material para várias ogivas por ano, informaram diplomatas no último dia 8.

Os Estados Unidos provavelmente tratarão essa revelação como mais uma prova de que o programa nuclear iraniano é uma porta para o desenvolvimento de uma bomba atômica. O Irã insiste que seu programa visa somente à geração pacífica de eletricidade.

Em uma reunião a portas fechadas no Irã, um inspetor sênior da Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) disse à diretoria do organismo que uma empresa privada iraniana mostrou interesse em "dezenas de milhares" de imãs para as avançadas centrífugas P-2 a um intermediário europeu, segundo um diplomata que participou do encontro.

Na semana passada, a AIEA informou, em seu último relatório sobre o Irã, que uma companhia mostrou interesse em 4 mil imãs, suficientes para 2 mil centrífugas, mas o Irã disse ter comprado apenas 150 e de uma empresa asiática.

Um diplomata disse à Reuters, no entanto, que dezenas de milhares significa que a empresa iraniana estaria considerando a possibilidade de comprar pelo menos mais 20 mil itens.




Fonte: Reuters

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/380995/visualizar/