Repórter News - reporternews.com.br
Internacional
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 13:37

    Imprimir


A Polícia Nacional de Huelva, na Espanha, identificou um casal de origem brasileira de 45 e 49 anos como supostos autores de várias fraudes cometidas através do denominado "golpe da vidente".

A identificação dos brasileiros foi possível após a denúncia feita por uma vítima que perdeu 42 mil euros e uma grande quantidade de jóias após requisitar os serviços de um casal que vivia na localidade de Bellavista, nos limites do município de Aljaraque (Huelva).

O golpe consiste em chegar em uma cidade onde ninguém os conhece, alugar uma casa, geralmente em uma área luxuosa e tranqüila, e fazer anúncios na imprensa local, assim como em folhetos de publicidade, como "astróloga-vidente, que lê tarô e joga búzios".

Nestes anúncios, é garantido a solução de problemas de saúde, falta de paz, perda de dinheiro, problemas nos negócios, trabalho, amores impossíveis e impotência sexual. Após ficar conhecida, a "vidente" começa a receber visitas no domicílio alugado, onde é instalado um gabinete com toda a parafernália própria deste tipo de trabalho, e analisa as pessoas que recebe, principalmente no que se refere ao seu poder aquisitivo, com o propósito de escolher uma delas como vítima.

Uma vez selecionada, a "vidente" faz a vítima acreditar que terá um problema grave e que para evitá-lo deve purificar seus bens, dinheiro e jóias.

Acreditando nisso, a vítima vai à consulta com todo seu dinheiro, jóias e bens, que são colocados pela golpista em uma caixa metálica fechada à chave e envolvido com um pano preto amarrado com uma fita. Depois de simular uma magia e sem que a cliente se dê conta, a golpista troca a caixa por outra idêntica que previamente tinha enchido com recortes de jornais e outros objetos sem valor, que é posteriormente entregue à vítima, com a advertência de que não abra até o dia seguinte para que o trabalho realizado surta efeito.

A cliente demora várias horas para abrir e se dar conta do golpe, tempo no qual os vigaristas já abandonaram a cidade. As investigações policiais posteriores conseguiram identificar o determinado casal como suposto autor destes golpes ao elaborar um retrato falado do marido da vidente.

Este casal atuou também em Las Palmas de Gran Canaria e em Marbella (Málaga), onde conseguiu roubar grandes quantidades de dinheiro e jóias. A Polícia Nacional pôs viaturas à disposição das autoridades judiciais, dando continuidade às operações para a localização e prisão dos supostos autores e foi expedida uma ordem de busca e captura internacional através da Direção Geral de Polícia via Interpol.




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381047/visualizar/