Repórter News - reporternews.com.br
Nacional
Quinta - 10 de Junho de 2004 às 11:17

    Imprimir


SÃO PAULO – Rosinha de Valença sofreu uma parada cardíaca em 1992 que gerou uma lesão cerebral, desde então ela estava em coma. O estado de Rosinha piorou na noite de ontem e ela faleceu em decorrência de uma parada cardíaca.

A intrumentista nasceu na cidade de Valença no Rio e começou a se interessar pelo violão ainda criança. Aos 22 anos foi morar no Rio de Janeiro onde conheceu o Sérgio Porto e por meio do jornalista, conheceu o violonista Baden Powell e Aluísio de Oliveira, produtor da gravadora Elenco. Em 1963 ela grava seu primeiro álbum “Apresentando Rosinha de Valença”.

Em maio de 1964 apresentou-se no show O fino da bossa, no Teatro Paramount, em São Paulo. Ainda em 64, excursionou pelos EUA com o conjunto Brasil 65, de Sérgio Mendes, e gravou dois discos. No final de 1965 participou como solista de um grupo de musica brasileira, patrocinado pelo Itamaraty, que se apresentou em 24 países europeus.

Em 1971 trabalhou com Martinho da Vila. Em 1974 organizou uma banda que contou com a participação de artistas como o pianista João Donato, o flautista Copinha e as cantoras Ivone Lara e Miúcha. Um dos espetáculos da sua banda foi gravado pela Odeon, que lançou em 1975 o LP com o titulo Rosinha de Valença e banda. A violonista tem ainda 11 LPs editados no Brasil, EUA e França, por várias gravadoras.

Após o acidente em 92, muitos shows-tributo foram realizados por amigos e parentes para ajudar a custear o tratamento.




Fonte: 24 HorasNews

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://reporternews.com.br/noticia/381093/visualizar/